DESTAQUES

Matemático húngaro participa do último treinamento da equipe da matemática olímpica brasileira em 2016

29 de novembro, 2016

O matemático húngaro Géza Kós, professor assistente do Departamento de Análises da Eötvös University de Budapeste, participou do último treinamento deste ano para os 23 estudantes selecionados pela OBM para integrar a equipe olímpica nacional de matemática.

Kós é um veterano em olimpíadas. Vencedor de dezenas de prêmios em competições internacionais de Matemática, Física e Programação Computacional, tem no currículo nada menos que a nota máxima em duas edições — 1985 e 1986 — da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

Durante esta semana (21 a 25 de setembro), os jovens ficaram reunidos na Escola Eleva, no Rio de Janeiro, para o treinamento com Géza Kós e pesquisadores do IMPA. Quatro integrantes da seleção brasileira que conquistou a 15ª posição na IMO 2016, em Hong Kong, estiveram presentes — Pedro Henrique Sacramento, João César Vargas, Andrey Jhen Shan Chen e George Lucas Alencar.

Este foi o quinto e último treinamento promovido pela OBM em 2016. Deste grupo sairão escolhidos para representar o Brasil na IMO 2017, que acontecerá no Rio de Janeiro! Os jovens voltam a se reunir no início do próximo ano para retomar a preparação para as competições internacionais.