DESTAQUES

Brasil escalado para a 32ª Olimpíada Ibero-Americana

31 de agosto, 2017
A seleção que representará o Brasil na 32ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Matemática está escalada. André Yuji Hisatsuga (São Paulo-SP), Bruno Brasil Meinhart (Fortaleza – CE) e Davi Cavalcanti Sena (Recife – PE), são conhecidos por representarem o país na IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), realizada em julho no Rio de Janeiro. A novidade é a chegada de Tarcísio Soares Teixeira Neto (Fortaleza – CE) à equipe, que será liderada por Samuel Barbosa Feitosa e vice-liderada por Armando Barbosa.

A competição será realizada de 15 a 23 de setembro em Puerto Iguazu, na Argentina. Participam do torneio os países da América Latina, Espanha e Portugal. Cada time é representado por até quatro estudantes — desde que não tenham feito 18 anos em 31 de dezembro do ano anterior e não tenham participado anteriormente de duas IMOs.

O Brasil participa da Ibero-Americana desde a primeira edição (1985), em Villa de Leyva y Paipa, na Colômbia, quando conquistou uma medalha de ouro e uma de prata. Em 2016, o torneio foi sediado em Antofagasta, no Chile, e contou com a participação de equipes de 22 países. O time brasileiro teve um desempenho excelente , trazendo para casa três medalhas de ouro e uma de prata.