DESTAQUES

Fase única da OBM: O que levar e fazer nos dias de prova

14 de novembro, 2017

Estudantes de todo o país participam da fase única da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2017). Os participantes devem permanecer atentos às instruções das provas.

Provas sexta-feira (24) e sábado (25)

Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) terão uma prova discursiva contendo cinco questões, a ser realizada no sábado (25).

O nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental) e o nível 3 (ensino médio) farão duas provas discursivas realizadas nos dias sexta-feira (24) e sábado (25) com três problemas em cada dia.

Horário

14h00 (horário de Brasília).

É recomendado aos estudantes chegar ao Polo de Aplicação da prova pelo menos 30 minutos antes do início. Programe-se para evitar imprevistos.

Polos de Aplicação

Os coordenadores regionais dos níveis 1, 2 e 3 determinaram Polos de Aplicação centralizados onde a prova será realizada. Os estudantes devem dirigir-se ao Polo de Aplicação que consta no recibo da sua confirmação de participação.

Confira a relação de Polos de Aplicação 

Duração da prova
A duração máxima da prova é de 4 horas e 30 minutos. Não há tempo mínimo.

O que deve levar

Documento de identificação com foto e número do CPF (alunos que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe);

Caneta esferográfica (azul ou preta), lápis, régua, borracha, compasso, apontador;

O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas elas antes da prova.

Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

O que não deve levar

Evite levar materiais além dos obrigatórios. Se ainda assim o estudante se apresentar portando equipamentos eletrônicos ou objetos não permitidos, eles deverão ser desligados e guardados até a conclusão da prova. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa.

Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, tablets, radiotransmissores, calculadoras, computadores, ipod, ipad, gravadoras, aparelhos de mp3 ou similares, assim como a consulta ou uso de notas, livros, manuais anotações ou impressos. Celulares deverão permanecer desligados durante a prova. 

Preencha a ficha com seus dados e verifique que a prova esteja completa

Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição e na folha de respostas.

Pontuação e soluções

A prova deverá ser resolvida preferencialmente usando caneta esferográfica (azul ou preta), pois as soluções serão posteriormente escaneadas.

Cada problema vale 10 pontos. Poderão ser dados pontos por soluções parciais e por casos particulares que mostrem algum avanço na resolução do problema.

Todas as soluções devem ser justificadas. Uma simples resposta, sem indicar como foi obtida, receberá uma pontuação inferior.

Todo o material deverá ser entregue ao aplicador da sua sala ao término das provas. Não se esqueça de entregar as folhas de rascunho.

O que não deve fazer

Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante as provas.

Ao participar, os alunos se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

Divulgação de resultados

A lista de premiados da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) será publicada em dezembro no site da OBM. Os estudantes vencedores serão contactados diretamente pela organização do evento.