DESTAQUES

Com medalhas de ouro e prata brasileiros se destacam em olimpíada no Equador

21 de novembro, 2017

Mais uma vez estudantes brasileiros foram destaque em uma das mais importantes competições para estudantes universitários. Na 9ª Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) a equipe selecionada pela OBM conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata. O evento encerrou ontem (20) na cidade de Quito, Equador.

O destaque da equipe foi Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), quem conquistou o ouro com um total de 41 pontos (de no máximo 60). Valentino Amadeus Sichinel (RS) também conquistou o ouro com 38 pontos, enquanto Lucas Souza Mota de Aragão (SE) e Rafael Filipe dos Santos (RJ), garantiram as medalhas de prata com 30 e 29 pontos respectivamente. O professor Matheus Secco participou como líder do time.

No total participaram 58 estudantes agrupados em equipes de até quatro competidores, que atuaram em representação de um país ou de uma universidade, provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador e México. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) também enviaram representantes conquistando ótimos resultados.

Confira todos os resultados individuais da competição

A CIIM foi criada em 2009 e tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.

A próxima edição do evento acontecerá na Colômbia, em 2018.