DESTAQUES

Medalhistas da 39ª OBM participam da 21ª Semana Olímpica

3 de janeiro, 2018

Os estudantes medalhistas da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM 2017 estarão reunidos para participar da 21ª Semana Olímpica a ser realizada entre os dias 22 e 28 deste mês, na cidade de Maceió (AL). Durante o evento, os alunos participarão de aulas avançadas de matemática, com uma equipe de professores selecionados por todo o país.

Além das aulas, haverá também palestras que apresentam olimpíadas internacionais, entre elas a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Ibero-americana de Matemática, Internacional de Matemática (IMO) e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), o que acaba motivando os alunos a participarem do processo de seleção internacional.

Consulte a programação da 21ª Semana Olímpica

Provas de seleção

Além das aulas e palestras, no dia (24) será aplicada a prova de seleção que determinará a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), que ocorrerá em Florença (Itália) entre os dias 9 e 15 de abril. No mesmo dia, os estudantes farão a primeira prova de seleção para as equipes que representarão o país na Olimpíada de Matemática do Cone Sul e na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). Confira o calendário completo de provas de seleção.

Como encerramento final das atividades, será realizada, no sábado (27), a Cerimônia de Premiação da 39ª OBM, ocasião na qual os estudantes vencedores receberão medalhas e diplomas.

Como em anos anteriores, estudantes agraciados com menções honrosas, que desejem participar do evento, poderão solicitar, até o dia (5), mediante o preenchimento do formulário da lista de espera, a possibilidade de ocupar vagas remanescentes (*).  A convocação será feita considerando a colocação na 39ª OBM. Dessa forma, estudantes melhor colocados terão melhores chances de conseguir uma vaga disponível. Como os estudantes estarão separados em quartos quádruplos, considerando o nível de participação na OBM, a convocação também procurará preencher as vagas nos quartos designados para cada nível.

Todos os estudantes que não possam participar do evento, receberão o prêmio enviado pelo correio ao endereço cadastrado.

(*) sujeito a disponibilidade.