DESTAQUES

Equipe brasileira conquista 8 medalhas na 20ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática Universitária

29 de janeiro, 2018

Com a participação de 10 competidores, a equipe que representou o Brasil na 20ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática Universitária (OIMU) somou 8 medalhas: 1 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze, além de 2 menções honrosas. A edição de 2017 contou com a participação de 9 países.

Realizada desde 1998, a olimpíada é disputada por países de América Latina, Espanha e Portugal e tem por objetivos identificar estudantes com especial interesse e habilidade matemática, fomentar relações de amizade e cooperação internacional, criar oportunidades de intercâmbio de informação sobre programas de estudo e ensino da Matemática universitária e estimular o pensamento criativo entre os estudantes dos países ibero-americanos. A participação do Brasil na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para participar, os competidores não devem possuir título universitário ou equivalente e devem estar matriculados em uma universidade como estudante de graduação. No Brasil, é recomendado que os alunos tenham participado previamente da OBM no nível universitário.

Confira os resultados do Brasil

Nome Cidade – Estado Prêmio
Valentino Amadeus Sichinel Rio de Janeiro – RJ Ouro
Gabriel Fazoli Domingos Urupês – SP Prata
Thiago Landim de Souza Leão Recife – PE Prata
Thiago Ribeiro Tergolino Rio de Janeiro – RJ Bronze
Marcelo Soares Campos São Paulo – SP Bronze
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro – RJ Bronze
Daniel Eiti Nishida Kawai Atibaia – SP Bronze
Hudson William Braga Vieira S.J. dos Campos – SP Bronze
Arthur Ferreira do Nascimento São Paulo – SP Menção Honrosa
Raoní Cabral Ponciano João Pessoa – PB Menção Honrosa