DESTAQUES

Equipe olímpica feminina embarca para disputa de competição internacional na Europa

8 de abril, 2018

A equipe olímpica feminina de matemática está de malas prontas para a Europa. Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE), Mariana Quirino de Oliveira, de Brasília (DF), Débora Tami Yamato, de São Paulo (SP) e Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS), embarcam neste domingo (8) para disputar a 7ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), em Florença, Itália. A olimpíada acontece entre os dias 9 e 15 de abril.

A equipe brasileira será liderada por Deborah Barbosa Alves e vice-liderada por Luíze Mello D’ Urso Vianna, de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente. Como em 2017, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) financiam a participação do Brasil na competição.

O bom desempenho do Brasil nas olimpíadas internacionais de Matemática fez com que o país fosse convidado a participar com uma equipe feminina na EGMO em 2017. No ano passado, as competidoras conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Além disso, a equipe ainda conquistou a segunda melhor colocação da América Latina no ranking de equipes da EGMO, e a 26ª posição no quadro geral.

 

Leia também:

IMPA e SBM financiam a participação da equipe brasileira na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO)

Seleção feminina que disputará a European Girls’ Mathematical Olympiad é anunciada