DESTAQUES

Brasil encerra participação na EGMO 2018 com 2 pratas e 2 bronzes

14 de abril, 2018

O Brasil encerrou, neste sábado (14), sua participação na 7ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) com 2 pratas e 2 bronzes, ficando, com este resultado, na 13ª posição na classificação geral por países. A competição internacional de matemática para estudantes do sexo feminino foi realizada em Florência, Itália.

As medalhas de prata foram conquistadas por Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE) e Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS), ambas com 25 pontos. As medalhas de bronze foram para Mariana Quirino de Oliveira, de Brasília (DF) e Débora Tami Yamato, de São Paulo (SP), com 17 pontos cada.

O time teve como líderes a Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP) e Luíze D’Urso Viana, do Rio de Janeiro (RJ).

 

Estudantes durante o primeiro dia de prova na EGMO2018.

 

A seleção

As estudantes conseguiram a classificação para competir na EGMO 2018 por meio dos resultados obtidos na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2017 e na prova seletiva presencial, realizada durante a 21ª Semana Olímpica.

Sobre a EGMO

Desde a sua criação, a EGMO tem crescido constantemente. Em 2012, 19 países participaram ao todo, enquanto em 2018 foram 52 países participantes, dos quais 16 países não europeus.

Como em 2017, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) financiaram a participação da equipe brasileira na competição. A participação do país na EGMO é uma iniciativa determinante para apoiar jovens brasileiras a desenvolver e demonstrar suas habilidades matemáticas no cenário internacional.

Conheça todos os resultados na página da competição.

 

Leia também:

Equipe olímpica feminina embarca para disputa de competição internacional na Europa

IMPA e SBM financiam a participação da equipe brasileira na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO)

Seleção feminina que disputará a European Girls’ Mathematical Olympiad é anunciada