Sala de imprensa

Encontre aqui informações para produção de matérias sobre a OBM, como os resultados nas competições internacionais com participação do Brasil.

Também estão disponíveis materiais de divulgação para coordenações regionais e instituições participantes.

Atendimento à Imprensa:

Raphael Gomide & Vanessa Gonçalves
Assessoria de Imprensa – IMPA
Tel: (21) 2529-5172 e 2529-7016
e-mail: imprensa@impa.br

Todas as matérias desta página podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

 

Press release
Dez/ 2016 - OBM anuncia campeões da Matemática no Brasil

Destaques representarão país em competições internacionais


A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) anunciou o resultado de sua edição 2016 no portal oficial da disputa (www.obm.org.br). Ao todo, 252 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Participaram da OBM alunos dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário.


Os mais bem colocados estão entre os pré-selecionados para integrar a equipe brasileira em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a Olimpíada Iberoamericana, a Olimpíada do Cone Sul e a Competição Internacional de Matemática (apenas para universitários). O grupo iniciará o treinamento em janeiro de 2017.


A OBM foi criada há 37 anos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na edição deste ano, 59 alunos de escolas públicas e 150 de colégios privados foram premiados nos Ensinos Fundamental e Médio. Ceará teve 46 laureados, São Paulo 38 e o Rio de Janeiro 33.


Seis estudantes se destacaram por repetir a conquista do ouro. Quatro deles fizeram parte da equipe brasileira nas últimas competições internacionais deste ano (IMO e Iberoamericana): Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (SP), George Lucas Diniz Alencar (CE), João César Campos Vargas (SP) e Andrey Jhen Shan Chen (SP).


Em julho de 2017, o Rio de Janeiro sediará a Olimpíada Internacional de Matemática, organizada pelo IMPA, como parte das atividades do Biênio da Matemática 2017-2018.


Universitários


Nesta edição, 43 alunos de universidades públicas e privadas foram premiados. O sergipano Lucas Souza Mota de Aragão obteve a maior nota entre os universitários.


Em número de medalhas, São Paulo ficou na frente, com 23, seguido do Rio de Janeiro, com 14. Minas Gerais e Sergipe conquistaram duas, cada um, e Bahia e Paraíba, uma por estado.


Material de divulgação