Estrada Dona Castorina, 110
Jardim Botânico - 22460-320
Rio de Janeiro - RJ
Tel: .
Tel: 21-25295189
.
E-mail: obm@impa.br
Atendimento: 2ª a 6ª-feira
Horário comercial

Saiba como chegar








Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Novidades

Olimpíada Brasileira de Matemátia aplica provas da fase final neste final de semana

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que seleciona estudantes para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática, aplicará, neste final de semana, a fase final da 37ª edição. Os locais de prova já estão disponíveis para consulta no site da competição (www.obm.org.br).

obm_2015

A primeira fase da OBM foi realizada em junho reunindo mais de 500 mil estudantes. Os concorrentes da terceira fase foram classificados dentre os mais de 22 mil estudantes que participaram da segunda etapa realizada em setembro. As provas da fase final serão aplicadas neste sábado (17) e domingo (18), a partir das 14h00 (horário de Brasília), nos centros de aplicação em todo o país. A OBM orienta que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos 30 minutos de antecedência, munidos de documento de identificação com foto.

Consulte os locais de prova dos níveis 1, 2 e 3

Provas sábado e domingo

Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) terão uma prova discursiva contendo cinco questões a serem resolvidas em um tempo máximo de quatro horas e meia, a ser realizada no sábado (17). O nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), nível 3 (ensino médio) e o nível universitário (estudantes de graduação) farão duas provas discursivas realizadas nos dias sábado (17) e domingo (18) com três problemas em cada dia, que devem ser resolvidos no prazo máximo de quatro horas e meia em cada dia.

A lista com os vencedores da olimpíada será publicada em dezembro no site da competição.

Prêmios

Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 19ª Semana Olímpica, em janeiro de 2016, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.

Sobre a olimpíada

A OBM é uma competição realizada desde 1979, cujos objetivos são estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).