Estrada Dona Castorina, 110
Jardim Botânico - 22460-320
Rio de Janeiro - RJ
Tel 21-25295077
E-mail: obm@impa.br
E-mail:cadastro.obm@impa.br
Atendimento: 2ª a 6ª-feira
Horário comercial

Saiba como chegar








Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Novidades

Equipe brasileira de matemática embarca para a África do Sul

Estudantes disputam a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática.

Enquanto o mundo observa o decorrer da Copa do Mundo de futebol no Brasil, uma equipe de estudantes brasileiros embarca neste sábado (5) com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul, para representar o país numa outra competição mundial: a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês), que ocorre até o dia 13 deste mês.

O time brasileiro é formado pelos estudantes: Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos; Murilo Corato Zanarella, 16 anos e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo; Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro; Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco; e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará. Os estudantes são liderados pelos professores Onofre Campos da Silva Farias e Samuel Barbosa Feitosa, membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM.

IMO_2014

Antes da viagem a equipe nacional ficou concentrada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde realizou um treinamento intensivo de preparação para a competição. (Foto: Divulgação/OBM)

IMO 2014

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante e tradicional olimpíada científica do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, cada ano em um país, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos. Este ano o evento, que será disputado pela primeira vez no continente africano, registrou um recorde de participantes com 109 países inscritos, incluindo três países observadores. Ao todo, serão 582 estudantes, 205 líderes e vice-líderes de delegação e 132 observadores.

As provas

Segundo o cronograma da competição, as provas estão marcadas para acontecer nos dias 8 e 9 de julho. Nessas datas, os estudantes terão 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, com valor de sete pontos cada, que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria. As soluções dos estudantes serão avaliadas posteriormente segundo critérios estabelecidos por um júri internacional.

Como parte da programação cultural do evento, os participantes terão duas noites de música africana e aulas de dança para os competidores, palestras com celebridades do mundo da matemática, tarde de jogos africanos e duas excursões guiadas.

Os resultados da competição serão divulgados durante a cerimônia de encerramento, marcada para acontecer no final da tarde do sábado, 12 de julho. A premiação para os ganhadores serão medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, além da experiência de ter convivido com jovens de várias partes do mundo com interesses semelhantes. As atividades da IMO 2014 se encerram no domingo, 13 de julho, quando as delegações voltam para casa.

A escolha dos estudantes que representam o Brasil na IMO 2014 foi feita a partir dos vencedores da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A OBM conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).