Estrada Dona Castorina, 110
Jardim Botânico - 22460-320
Rio de Janeiro - RJ
Tel 21-25295077
E-mail: obm@impa.br
E-mail:cadastro.obm@impa.br
Atendimento: 2ª a 6ª-feira
Horário comercial

Saiba como chegar








Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Novidades

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática participam da 18ª Semana Olímpica


premiados_obm_2014
Estudantes participantes da 17ª Semana Olímpica realizada em Florianópolis (SC) em janeiro de 2014. (Foto: Divulgação/OBM)

Os estudantes medalhistas da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática estarão reunidos para participar da 18ª Semana Olímpica. O evento, a ser realizado entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, na cidade de São José do Rio Preto (SP), dará inicio ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática.

O encontro, que já se tornou tradicional, ocorre todo ano sempre em diferentes cidades do Brasil. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados por todo o país. Como encerramento final das atividades, será realizada, no domingo (1º), a Cerimônia de Premiação da 36ª OBM, ocasião na qual serão premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.

Lista de Premiados na 36ª OBM


Para a coordenadora do evento, professora Luzinalva Miranda de Amorim, a Semana Olímpica é uma atividade que serve para dar o reconhecimento aos estudantes que se destacaram na competição e como incentivo ao estudo da matemática. “Durante a Semana Olímpica, destacados jovens estudantes, vindos de várias partes do país, chegarão a São José do Rio Preto para receber o prêmio conquistado, treinar junto à equipe de professores e interagir com outros estudantes que têm interesses e aptidões semelhantes, numa oportunidade única que estimula a continuidade do estudo da disciplina, a fim de atingir novas metas a futuro.”, disse.

A Semana Olímpica, evento realizado desde 1998, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que tem por objetivos estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino, identificar talentos entre os participantes e selecionar as equipes que representam o país em competições internacionais do gênero.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).