Estrada Dona Castorina, 110
Jardim Botânico - 22460-320
Rio de Janeiro - RJ
Tel 21-25295077
E-mail: obm@impa.br
E-mail:cadastro.obm@impa.br
Atendimento: 2ª a 6ª-feira
Horário comercial

Saiba como chegar








Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Novidades

2º TREINAMENTO PARA OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE MATEMÁTICA ACONTECE EM SÃO PAULO

Foi realizado em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de maio, o segundo treinamento deste ano para as olimpíadas internacionais de Matemática.

No evento, sob a coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), participaram 25 alunos do Ensino Médio oriundos de sete estados: Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Os estudantes foram divididos em três grupos, sendo um deles com os seis alunos que irão representar o Brasil na 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2016), entre os dias 6 e 16 de julho, em Hong Kong.

O evento teve como única aluna participante a gaúcha Mariana Bigolin Groff, de 15 anos, de Frederico Westphalen.

No total, sete professores participaram do treinamento. Um deles, o professor convidado Zuming Feng, foi treinador da equipe norte-americana que ficou em primeiro lugar na IMO 2015.

Foram planejados três treinamentos em 2016– dois já aconteceram, em abril e maio, e o próximo, mais longo, será realizado entre os dias 18 de junho e 3 de julho.

São convidados para participar dos treinamentos alunos que se destacam na OBM e em testes aplicados no primeiro semestre de cada ano.

Os treinamentos são voltados para a IMO, Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa, e Olimpíada Ibero-americana de Matemática.

A OBM tem como coordenador geral o pesquisador do IMPA Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, e como coordenador acadêmico o professor Edmilson Luís Rodrigues Motta.

A equipe que participará da IMO 2016 terá como líder o professor Nicolau Saldanha e como vice-líder o professor Samuel Barbosa Feitosa.