Estrada Dona Castorina, 110
Jardim Botânico - 22460-320
Rio de Janeiro - RJ
Tel 21-25295077
E-mail: obm@impa.br
E-mail:cadastro.obm@impa.br
Atendimento: 2ª a 6ª-feira
Horário comercial

Saiba como chegar








Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Novidades

PROVAS DA 1ª FASE DA 38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA ACONTECEM NESTA SEXTA, 17 de junho

Nesta edição de 2016 da OBM, foram inscritos mais de 530 mil estudantes de 3.458 escolas da rede pública e privada de todo o país.

Será realizada nesta sexta-feira, 17 de junho, a prova da 1ª fase da 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2016). Foram inscritos 535.548 alunos de 3.458 escolas, localizadas em 979 municípios. A OBM abrange estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de todo o país.

A prova da 1ª fase será aplicada pelas escolas inscritas em horário livre, e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno.

No nível 1, participam estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; no nível 2, os que cursam o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e no nível 3, os estudantes de qualquer série do ensino médio.

Nesta primeira etapa, os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha, em um tempo máximo de três horas.

A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir da próxima terça-feira (21) na página da OBM.

Serão classificados para a 2ª fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

A 2ª fase ocorrerá no dia 16 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da 3ª e última fase será nos dias 22 e 23 de outubro, em locais a serem definidos pela coordenação da olimpíada.

A lista de estudantes premiados será divulgada no site da OBM (www.obm.org.br) durante o mês de dezembro.

Passaporte para olimpíadas internacionais

Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 20ª Semana Olímpica, em janeiro de 2017.

No evento, é realizada a cerimônia de premiação e se dá início ao processo de seleção de estudantes para as diversas olimpíadas internacionais de matemática das quais o país participa, como a Romanian Master in Mathematics, Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Olimpíada Ibero-americana de Matemática, Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários e a Olimpíada Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática, entre outras.

Sobre a OBM

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis); do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); da Academia Brasileira de Ciências (ABC); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat); e da Fundação Lemann.

Outras informações sobre a competição estão disponíveis no site www.obm.org.br, onde os candidatos também podem acessar o conteúdo de provas anteriores, além de vídeos e a revista Eureka!