DESTAQUES

Estudantes se preparam para participar da 24ª Olimpíada de Maio

8 de maio, 2018

Estudantes de todo o país participam, neste sábado (12), da 24ª Olimpíada de Maio. A prova é aplicada simultaneamente em 12 países da América Latina, Portugal e Espanha.

No Brasil, a competição será aplicada apenas aos estudantes premiados na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2017, com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas ou que tenham sido selecionados pelo coordenador regional.

As provas serão realizadas às 10h00 (Horário de Brasília) nos locais designados pelos coordenadores regionais da OBM.

Como funciona

A competição é disputada em dois níveis.

No nível 1 participam os estudantes que não tenham feito 13 anos de idade até 31 de dezembro de 2017, ou seja, nascidos a partir do 01/01/2005.

No nível 2 participam os estudantes que não tenham feito 15 anos de idade até 31 de dezembro de 2017, ou seja, nascidos a partir do 01/01/2003.

Para cada nível as provas serão discursivas, contendo 5 problemas, que deverão ser resolvidos em até 3 horas. Cada estudante só poderá participar em um dos níveis (de acordo com a idade). Posteriormente, as 10 melhores provas de cada nível serão enviadas para a FICOM (Federação Ibero-americana de Competições Matemáticas) em Buenos Aires – Argentina, para serem reunidas com as melhores provas dos outros países para classificação final.

Sobre a competição

Realizada desde 1995, a Olimpíada de Maio objetiva estimular e desafiar estudantes com habilidade matemática, favorecendo relações de amizade e cooperação internacional. A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que, por sua vez, é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Veja provas de anos anteriores.