DESTAQUES

Brasil sedia a 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

8 de outubro, 2019

O Brasil sediará a 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), competição que acontecerá entre os dias 3 e 8 de novembro, na cidade de Nova Friburgo (RJ). O evento é uma iniciativa que envolve a participação de jovens estudantes, de até 18 anos, que foram selecionados exclusivamente por seu talento matemático para representar, junto a seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné–Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Brasil será representado pelos estudantes: Davi Gabriel Bandeira Coutinho, de Fortaleza (CE), Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ), Caio Hermano Maia de Oliveira, de Fortaleza (CE), e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo (RJ), todos premiados, no nível 2, da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A equipe brasileira será liderada pelos professores Fabio Brochero Martínez, de Belo Horizonte (MG), e Rafael Kazuhiro Miyazaki, de São Paulo (SP).

Realizada desde 2011, a iniciativa tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da CPLP, detectar jovens talentos nessa ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.

Brasil na OMCPLP

O Brasil participou de todas as edições da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sediando a competição em duas oportunidades: Salvador, BA (2012) e Fortaleza, CE (2016), conquistando, desde então, um total de 32 medalhas.

Quadro de medalhas

    BRASIL  (2011 – 2018)
    Medalha de Ouro 13
    Medalha de Prata 18
    Medalha de Bronze 1

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Escola Eleva, Colégio Farias Brito e do Educandário Miosótis.

Para mais informações sobre a competição, visite o site oficial do evento

Leia também

Definidas as equipes brasileiras que participarão da Olimpíada de Matemática do Cone Sul e OMCPLP