DESTAQUES

Tudo que você precisa saber sobre a prova da 41ª OBM

7 de novembro, 2019

A prova da fase única da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2019 será realizada nos dias 11 e 12 de novembro. Para ajudá-lo a se organizar melhor, selecionamos as principais dúvidas sobre a prova e preparamos algumas orientações básicas que deverão ser cuidadosamente seguidas. Confira a seguir:

Quais os níveis, datas e tipo de prova?

  • Nível 1: Os estudantes do nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) terão uma prova discursiva contendo cinco questões, a ser realizada na segunda-feira (11).
  • Nível 2: Os estudantes do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) terão duas provas discursivas realizadas nos dias segunda-feira (11) e terça-feira (12), com três problemas em cada dia.
  • Nível 3: Os estudantes do nível 3 (Ensino Médio) terão duas provas discursivas realizadas nos dias segunda-feira (11) e terça-feira (12), com três problemas em cada dia.
  • Nível Universitário: Os estudantes do nível universitário (Estudantes de graduação) terão duas provas discursivas realizadas nos dias segunda-feira (11) e terça-feira (12), com três problemas em cada dia.

Como saber o local de prova?

Os coordenadores regionais determinaram locais de aplicação onde as provas serão realizadas. Os estudantes dos níveis 1, 2 e 3 devem dirigir-se ao Local de Aplicação que consta no recibo da sua confirmação de participação. Por favor, verifique seu recibo entrando na área restrita com o login e senha recebidos. Já os estudantes que concorrem no Nível Universitário devem ficar atentos às instruções de cada coordenador universitário.

Recomendamos aos estudantes visitar o local com antecedência e calcular quanto tempo é necessário para chegar até lá.

Qual o horário do início da prova?

As provas serão aplicadas a partir das 14h00 (horário de Brasília). Não haverá mudança de horário.

Evite situações de estresse. É recomendado aos estudantes chegar aos locais de prova pelo menos 30 minutos antes do início da prova.

Qual a duração da prova?

A duração da prova é de 4 horas e 30 minutos. Não há tempo mínimo.

Preciso levar o recibo de confirmação de participação impresso no dia da prova?

É recomendável, mas não obrigatório.

Quais documentos preciso apresentar?

A apresentação de um documento de identificação original com foto e número do CPF é obrigatória. Alunos que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe).

Posso levar lanche para a prova?

Lanches e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

Que materiais e tipo de caneta podem ser usados no dia da prova?

Os estudantes devem se apresentar portando unicamente lápis, régua, compasso e caneta(s) esferográfica(s) na(s) cor(es) preta ou azul. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

Posso utilizar algum dispositivo eletrônico durante a prova?

Não. O estudante não poderá portar nenhum dos seguintes itens: transferidor, régua de cálculo, calculadoras, aparelhos ou dispositivos eletrônicos, tablets, agendas eletrônicas ou similares, fones de ouvido, pen drives, transmissores, mp3, gravadores, alarmes de qualquer espécie. Telefones celulares deverão permanecer guardados e obrigatoriamente desligados durante a prova. O desrespeito a esta regra resultará na desclassificação do estudante.

Posso levar algum caderno ou folhas de rascunho para a prova? 

Não. Não será permitido o uso de cadernos, manuais, livros, anotações, impressos ou similares. O caderno de resposta das provas tem espaço para o rascunho das soluções.

Posso usar boné durante a prova? 

Não. No dia da prova o estudante não poderá usar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Qual o procedimento correto durante a prova?

Os estudantes devem preencher a ficha com seus dados e verificar que a prova esteja completa. Antes de começar a responder as questões, os estudantes devem certificar-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição.

Todas as provas serão digitalizadas para correção, por este motivo, é importante que cada problema seja resolvido no caderno de respostas correspondente e que o estudante identifique todas as folhas do caderno de respostas com todos os dados solicitados.

O que não é permitido fazer durante a prova?

Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante a prova.

Não é permitido tirar “selfie” dentro da sala de provas ou ainda fotografias dos exames.

Posso levar a prova comigo?

Não. Todo o material deverá ser entregue ao término da prova.

Posso divulgar o conteúdo da prova ou soluções?

Não. Ao participar, os alunos se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

Quem corrige as provas da OBM?

As provas serão corrigidas por uma banca de professores selecionados pela Coordenação Acadêmica da OBM.

Quando e como saberei a minha nota?

As notas dos estudantes serão divulgadas no site da OBM (www.obm.org.br) dia 17 de dezembro de 2019. Haverá recebimento de pedidos de revisão de notas, por meio de formulário online, disponível no site da OBM, apenas no dia 18 de dezembro de 2019 até as 18h00 (horário de Brasília). Não haverá extensão do prazo de pedido de revisão de notas.

Quando serão divulgados os resultados? 

A divulgação dos estudantes premiados na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) está prevista para dia 20 de dezembro de 2019 no site da OBM.

 

Leia também:

Confira a lista de convidados dos níveis 1, 2 e 3 para a fase única da OBM 2019

Nível Universitário: Confira se você é um dos aprovados para a Segunda Fase

Confira o regulamento da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)