Perguntas frequentes
Sobre a OBM
Qual o objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática?

São objetivos da OBM:


a. Interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino da Matemática no Brasil, estimulando alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação em olimpíadas.


b. Descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.


c. Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática, a partir do seu desempenho na OBM e realizar o seu treinamento.


d. Apoiar a realização de competições regionais de Matemática em todo o Brasil.


e. Organizar as diversas competições internacionais de Matemática, quando realizadas no Brasil.


Quem pode participar da OBM?

Os requisitos de participação são:


Níveis 1, 2 e 3:


a) Os 300 alunos, de cada nível, com maior pontuação na 2ª Fase da OBMEP 2018, oriundos da correção regional ou nacional, totalizando 900 alunos. Empates na última pontuação serão considerados.


b) Todos os alunos ganhadores de medalha de ouro, prata ou bronze na OBM do ano anterior, desde que satisfaçam os critérios descritos no regulamento oficial.


c) De três e dez alunos, de cada nível, com melhor desempenho em cada Olimpíada Regional apoiada pela OBM, que ainda não tenham sido contemplados pelos itens anteriores.


Esse grupo de alunos será convidado a participar da Fase Única da OBM, que acontecerá no final do ano. Não haverá inscrição de alunos por parte das escolas.


Nível Universitário:


a) Os estudantes universitários deverão inscrever-se individualmente no site da OBM no período estabelecido no calendário oficial.


b) Esses participantes deverão indicar, no momento da inscrição, a universidade onde farão a prova. A lista de Coordenadores Universitários estará disponível para a escolha.


Esses alunos deverão atender os seguintes critérios:



  • Nível 1 – alunos que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do ensino Fundamental quando da realização da prova da OBM.

  • Nível 2 – alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou aqueles que tendo concluído o Ensino Fundamental há menos de um ano, não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da prova da OBM.

  • Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio ou que, tendo concluído o Ensino Médio há menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da OBM.

  • Nível Universitário – estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período.


Quais os níveis de participação na OBM?

a. Nível 1 – alunos que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, quando da realização da prova da OBM.


b. Nível 2 – alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou aqueles que tendo concluído o Ensino Fundamental há menos de um ano, não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da prova da OBM.


c. Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio ou que, tendo concluído o Ensino Médio há menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da OBM.


d. Nível Universitário – estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período.


Quais são as Fases da OBM?

Níveis 1, 2 e 3 


Nível 1 – prova discursiva composta de 5 problemas, com duração de 4 horas e 30 minutos, e realizada em local determinado pelo responsável pela aplicação das provas da OBM.


 Níveis 2 e 3 – prova discursiva, realizada em dois dias consecutivos, em local determinado pelo responsável pela aplicação das provas da OBM, com 3 problemas em cada dia e duração de 4 horas e 30 minutos por dia.


Nível Universitário: Prova objetiva com perguntas de múltipla escolha. A duração da prova será de 3 horas, aplicada em local a ser determinado pelo Coordenador Universitário.


Como os alunos se preparam para a OBM?

O website da OBM oferece boas ferramentas para que os alunos estudem para as provas. Eles podem consultar a seção Provas e gabaritos e resolver as provas de edições anteriores. Também existe a Revista Eureka! que apresenta artigos relevantes na preparação dos estudantes para a OBM. Na Bibliografia listamos diversos livros e revistas que podem ajudar nos estudos de Matemática durante o ano. Na seção links selecionamos uma lista de websites onde é possível encontrar informações importantes sobre o mundo da Matemática.


Quem pode fazer a inscrição?

Nível 1, 2 e 3Não há inscrição pelas escolas na OBM 2018. Os alunos serão chamados a participar da fase única, de acordo com os critérios descritos no item 4 do regulamento.


Depois de convocados, os alunos deverão confirmar sua participação no site da OBM no período determinado no calendário oficial.


Nível Universitário – cada aluno deverá inscrever-se no site da OBM, informando também em qual universidade fará a prova da 1ª Fase.


Como posso participar das olimpíadas regionais?

Você deverá verificar quais são os requisitos de cada Olimpíada Regional. Verifique aqui a lista das Olimpíadas apoiadas pela OBM.


Sobre as provas
Como saberei meu local de provas?

No nível 1, 2 e 3: O aluno apto a realizar a prova da Fase única receberá um convite enviado via email. O aluno, ao confirmar o interesse em participar, irá escolher seu local de prova dentre as opções de polos de aplicação disponíveis.


No nível universitário: O aluno, ao se inscrever, irá escolher seu local de prova dentre as opções de Universidades disponíveis.


Qual o tempo de duração das provas?

No nível 1, 2 e 3: A prova dura 4 horas e 30 minutos em cada dia.


No nível universitário: Na primeira fase a prova dura 3 horas. Na Segunda Fase a prova dura 4 horas e 30 minutos em cada dia.


É necessário apresentar os cálculos?

Para as questões dissertativas os alunos devem explicar e exibir os cálculos bem como o raciocínio empregado.


Quais alunos se classificam para a 2ª Fase do nível universitário?

Com base nas notas da 1ª Fase do nível universitário, será divulgada uma nota de corte. O aluno que tiver nota igual ou superior à nota de corte estará classificado para a 2ª Fase do nível universitário.


Sobre a premiação
Quando sai a lista de premiados da OBM?

A lista dos alunos premiados será divulgada no mês de dezembro.


Como é feita a premiação da OBM?

A premiação é realizada durante a Semana Olímpica. Todos os medalhistas são convidados a participar. Os que não puderem comparecer e os ganhadores de Menção Honrosa receberão a premiação enviada pelo correio.


O que é a Semana Olímpica?

A Semana Olímpica é um evento realizado anualmente envolvendo os premiados com medalhas na OBM. Durante uma semana os alunos participam de treinamentos para outras olimpíadas e frequentam palestras de orientação acadêmica. É também durante essa semana que é realizada a Cerimônia de Premiação da OBM.


Sobre os treinamentos
Quem pode participar das olimpíadas internacionais?

Cada competição internacional tem regras diferentes sobre idade e ano escolar. Todos esses detalhes podem ser revisados na seção Seleção de equipes e treinamento para competições internacionais.


Como é feita a seleção das equipes?

Durante o processo de escolha das equipes para as Competições Internacionais, a OBM promove treinamentos entre os alunos com destacado desempenho nas provas de seleção. Do processo de seleção participam todos os alunos premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas na OBM do ano imediatamente anterior ao processo de seleção. Para saber mais, clique aqui!