Perguntas frequentes
Sobre a OBM
Qual o objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática?

São objetivos da OBM:


a. Interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino da Matemática no Brasil, estimulando alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação em olimpíadas.


b. Descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.


c. Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática, a partir do seu desempenho na OBM e realizar o seu treinamento.


d. Apoiar a realização de competições regionais de Matemática em todo o Brasil.


e. Organizar as diversas competições internacionais de Matemática, quando sediadas no Brasil.


Quem pode participar da OBM?

Os requisitos de participação são:


Níveis 1, 2 e 3:


a) Os 300 alunos, de cada nível, com maior pontuação na Segunda Fase da OBMEP, oriundos da correção regional ou nacional, totalizando 900 alunos. Empates na última pontuação serão considerados.


b) Todos os alunos ganhadores de medalha de ouro, prata ou bronze na OBM do ano anterior, desde que satisfaçam os critérios descritos no regulamento oficial.


c) Todas as alunas ganhadoras de medalha de ouro, prata, bronze, ou menção honrosa no Torneio Meninas na Matemática (TM²) do ano anterior, desde que satisfaçam os critérios descritos no regulamento oficial.


d) De três e dez estudantes, de cada nível, com melhor desempenho em cada Olimpíada Regional, apoiada pela OBM, que ainda não tenham sido contemplados pelos itens anteriores.


Esse grupo de alunos será convidado a participar da Fase Única da OBM. Não haverá inscrição de alunos por parte das escolas.


Nível Universitário:


a) Nível Universitário – estudantes universitários, que ainda não tenham concluído um curso superior. Em geral, graduandos, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer semestre, ou aqueles que concluíram o Ensino Médio há menos de um ano e não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da Competição Elon Lages Lima de Matemática, que conta como a Primeira Fase do Nível Universitário.


A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM poderá, em casos excepcionais de comprovado mérito acadêmico, autorizar a participação de alunos na prova da OBM.


 


Quais os níveis de participação na OBM?

a. Nível 1 – alunos que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, quando da realização da prova da Fase Única da OBM.


b. Nível 2 – alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, quando da realização da prova da Fase Única da OBM.


c. Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, quando da realização da prova da Fase Única da OBM.


d. Nível Universitário – estudantes universitários em nível de graduação,  podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período, ou aqueles que concluíram o Ensino Médio há menos de um ano e não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da Competição Elon Lages Lima de Matemática, que conta como a Primeira Fase do Nível Universitário.


Quais são as Fases da OBM?

Níveis 1, 2 e 3 


Para os Níveis 1, 2 e 3, a OBM será realizada em Fase Única.


Para o Nível Universitário, a OBM é realizada em duas fases, sendo a primeira fase, a Competição Elon Lages Lima de Matemática.


As datas de todas as fases estão definidas no calendário oficial, publicado na página eletrônica da OBM.


Casos omissos serão analisados e decididos pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática.


Como os alunos se preparam para a OBM?

O website da OBM oferece boas ferramentas para que os alunos estudem para as provas. Eles podem consultar a seção Provas e gabaritos e resolver as provas de edições anteriores. Também existe a Revista Eureka! que apresenta artigos relevantes na preparação dos estudantes para a OBM. Na Bibliografia listamos diversos livros e revistas que podem ajudar nos estudos de Matemática durante o ano. Na seção links selecionamos uma lista de websites onde é possível encontrar informações importantes sobre o mundo da Matemática.


Quem pode fazer a inscrição?

Nível 1, 2 e 3Não há inscrição pelas escolas na OBM. Os alunos dos níveis 1, 2 e 3 serão convidados a participar da Fase Única, de acordo com os critérios descritos do regulamento.


Nível Universitário – estudantes universitários em nível de graduação,  podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período, ou aqueles que concluíram o Ensino Médio há menos de um ano e não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da Competição Elon Lages Lima de Matemática, que conta como a Primeira Fase do Nível Universitário.


 


 


Como posso participar das olimpíadas regionais?

Você deverá verificar quais são os requisitos de cada Olimpíada Regional.


Sobre as provas
Como saberei onde realizarei as provas?

Os alunos aptos a realizar a prova da Fase Única da OBM receberão um convite, enviado via e-mail, com as informações.


Qual o tempo de duração das provas?

No nível 1, 2 e 3: A prova dura 4 horas e 30 minutos em cada dia.


No nível universitário: A prova da Competição Elon Lages Lima de Matemática (primeira fase) dura 3 horas.


Na Segunda Fase a prova dura 4 horas e 30 minutos em cada dia.


É necessário apresentar os cálculos?

Para as questões dissertativas os alunos devem explicar e exibir os cálculos bem como o raciocínio empregado.


Quais alunos se classificam para a 2ª Fase do nível universitário?

Todos os estudantes premiados na Competição Elon Lages Lima de Matemática são convidados a participar da Fase Única da OBM-Nível Universitário.


Sobre a premiação
Onde sai a lista de premiados da OBM?

A lista dos alunos premiados é divulgada no site da OBM www.obm.org.br


Como é feita a premiação da OBM?

A premiação é realizada durante a Semana Olímpica. Todos os medalhistas são convidados a participar. Os medalhistas que não puderem comparecer receberão a premiação enviada pelo correio. Os certificados digitais de todos os premiados serão disponibilizados diretamente do site da OBM.


O que é a Semana Olímpica?

A Semana Olímpica é um evento realizado anualmente envolvendo os premiados com medalhas na OBM. Durante uma semana os alunos participam de treinamentos para outras olimpíadas e frequentam palestras de orientação acadêmica. É também durante essa semana que é realizada a Cerimônia de Premiação da OBM e do TM².


Sobre os treinamentos
Quem pode participar das olimpíadas internacionais?

Cada competição internacional tem regras diferentes sobre idade e ano escolar. Todos esses detalhes podem ser revisados na seção Seleção de equipes e treinamento para competições internacionais.


Como é feita a seleção das equipes?

Durante o processo de escolha das equipes para as Competições Internacionais, a OBM promove treinamentos entre os alunos com destacado desempenho nas provas de seleção. Para saber mais sobre o processo de seleção, clique aqui!