Semana Olímpica

A Semana Olímpica, evento realizado anualmente desde 1998, é uma atividade que envolve os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens em atividades de lazer.

Participam do evento desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. As aulas são ministradas por um seleto grupo de professores de diversas partes do Brasil e com ampla experiência em treinamentos para competições de Matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro também oferece uma ótima oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.

O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM e do TM², ocasião na qual são premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.

A Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio do Instituto Stone.  A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

28ª Semana Olímpica

Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025, Salvador, na Bahia, foi palco da 28ª Semana Olímpica, um dos eventos mais esperados pelos jovens talentos da matemática brasileira. A iniciativa reuniu alunos de diversas regiões do país, do 6º ano do Ensino Fundamental até universitários, todos premiados na 46ª OBM e no 5º Torneio Meninas na Matemática (TM²).

O evento foi marcado por momentos de intenso aprendizado e troca de experiências. A programação incluiu aulas teóricas e práticas ministradas por uma equipe de especialistas em competições matemáticas, que desafiaram os participantes com problemas de alto nível. As sessões de estudo e as palestras acadêmicas trouxeram informações valiosas sobre as competições internacionais de matemática, inspirando os jovens a buscarem novos desafios. Além do rigor acadêmico, a Semana Olímpica também proporcionou momentos de descontração, com atividades culturais e de integração entre os participantes. Essas interações reforçaram os laços de amizade entre os estudantes, fortalecendo uma rede de apoio e incentivo ao estudo da matemática.

A 28ª Semana Olímpica reafirmou seu papel como um ambiente de aprendizado e desenvolvimento acadêmico, preparando os futuros representantes do Brasil em competições internacionais.

O encerramento do evento foi marcado pela realização da Cerimônia de Premiação dos medalhistas que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira, 1 de fevereiro de 2025 e contou com a presença de membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, representantes das instituições parceiras, coordenadores, estudantes e professores.

Premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2024

Premiadas no Torneio Meninas na Matemática (TM²) 2024

Confira no vídeo os melhores momentos do evento

 

MATERIAL DAS AULAS

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Bernardo Peruzzo Trevisan São Paulo - SP Medalha de Ouro
Davi Lopes Alves de Medeiros Fortaleza - CE Medalha de Ouro
Victor de Oliveira Reis Recife - PE Medalha de Prata
Andrey Jhen Shan Chen São Paulo - SP Medalha de Prata
Carlos Gustavo Moreira (Gugu) Rio de Janeiro - RJ Medalha de Prata
Ramon Moreira Nunes Fortaleza - CE Medalha de Prata
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
João Rafael Silva de Azeredo Maceió - AL Medalha de Bronze
Tárik Ponte e Sá Campinas - SP Medalha de Bronze
Edson Abe São Paulo - SP Medalha de Bronze
Gabriel Torkomian São Paulo - SP Medalha de Bronze
Vitor de Oliveira da Silva Fortaleza - CE Medalha de Bronze
Armando Barbosa Fortaleza - CE Menção Honrosa
George Lucas Diniz Alencar Fortaleza - CE Menção Honrosa
João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado Sorocaba - SP Menção Honrosa
Thiago Tergolino Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Caio Harley Constancio Neves Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Carlos Eduardo Pereira Sampaio São José dos Campos - SP Menção Honrosa
Thiago Dias de Oliveira Recife - PE Menção Honrosa
Leonardo Carvalho de Luca Florianópolis - SC Menção Honrosa
Yvens Ian Prado Porto Fortaleza - CE Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores