Semana Olímpica

A Semana Olímpica, evento realizado anualmente desde 1998, é uma atividade que envolve os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens em atividades de lazer.

Participam do evento desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. As aulas são ministradas por um seleto grupo de professores de diversas partes do Brasil e com ampla experiência em treinamentos para competições de Matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro também oferece uma ótima oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.

O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM e do TM², ocasião na qual são premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.

A Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone, por meio do Stone Impacta, seu braço social.  A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

27ª Semana Olímpica

De 21 a 27 de janeiro, ocorreu no Dall’Onder Grande Hotel, a 27ª Semana Olímpica, atividade da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM). É a primeira vez que o evento foi realizado no Rio Grande do Sul, tendo selecionado a cidade de Bento Gonçalves para sediar as atividades.

Participaram do evento alunos de todo o Brasil, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até jovens universitários, todos vencedores da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 4º Torneio Meninas na Matemática (TM²).

Desde 2016, Samuel Barbosa Feitosa (UFBA) coordena o evento, que é itinerante. Ele ressaltou sobre a aproximação que a Semana Olímpica precisa ter com as escolas de todas as regiões.

“Temos o interesse de disseminar a matemática para todas as regiões do Brasil. Dentro dos objetivos da Olimpíada nós queremos melhorar a qualidade de ensino nas escolas, disseminar a matemática para o máximo possível de alunos. Temos um interesse enorme de nos aproximar e trazer a escola pública para o evento. É muito importante conseguirmos colocar sementinhas de matemática de alto nível, dar oportunidade aos alunos de galgar novos horizontes”.

O encerramento do evento foi marcado pela realização da Cerimônia de Premiação dos medalhistas que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 e contou com a presença de membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, representantes das instituições parceiras, coordenadores, estudantes e professores.

Confira no vídeo os melhores momentos do evento

 

MATERIAL DAS AULAS 

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Rafael Kazuhiro Miyazaki Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Ouro
Davi Lopes Alves de Medeiros Fortaleza (CE) Medalha de Ouro
Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Prata
Matheus Secco Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Prata
George Lucas Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Prata
Yvens Prado Porto Fortaleza (CE) Medalha de Prata
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Prata
Eduardo Henrique R. do Nascimento Goiânia (GO) Medalha de Bronze
João Guilherme Costa Viana Fortaleza (CE) Medalha de Bronze
Rodrigo salgado Domingos Porto Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Bronze
Marcelo Machado Lage São Paulo (SP) Medalha de Bronze
Gustavo Neves da Cruz Belo Horizonte (MG) Medalha de Bronze
Miguel Batista Rio de Janeiro (RJ) Medalha de Bronze
Iuri Antonio Nunes de Almeida Recife (PE) Menção Honrosa
Ramyro Correa Aquines Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
João Rafael Silva de Azeredo Maceió (AL) Menção Honrosa
Luíze D' Urso Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Bernardo Peruzzo Trevisan São Paulo (SP) Menção Honrosa
Rafael Fernandes Mora Fortaleza (CE) Menção Honrosa
Thiago Tergolino Rio de Janeiro (RJ) Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores