Semana Olímpica

A Semana Olímpica, evento realizado anualmente desde 1998, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) envolvendo os estudantes medalhistas dessa competição. Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens em atividades de lazer.

Participam do evento desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. As aulas são ministradas por um seleto grupo de professores de diversas partes do Brasil e com ampla experiência em treinamentos para competições de Matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro também oferece uma ótima oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.

O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM, ocasião na qual são premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.

Próximas edições

A Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) abriu processo de submissão de candidaturas para escolher as próximas sedes da Semana Olímpica. As coordenações interessadas poderão se candidatar através do formulário de submissão para sediar os eventos de 2023 e 2024.

Para que uma coordenação sedie uma Semana Olímpica, a AOBM pede que seja selecionado um hotel, com capacidade mínima para hospedar 200 pessoas. O estabelecimento deve contar com pelo menos quatro salas com capacidade para 40 estudantes, acomodados em formato escolar, além de salas de apoio. Também é necessário que exista um auditório para a cerimônia de premiação, acesso a internet, segurança 24 horas, áreas de lazer e alimentação. Para ter certeza de que o local selecionado atende às exigências do evento, coordenadores da AOBM visitarão as instalações com antecedência.

A AOBM, estará encarregada de definir os alunos participantes, buscar recursos para a realização do evento, definir as condições de contratação do hotel e definira programação acadêmica.

25ª Semana Olímpica

25ª Semana Olímpica                                  
Recife (PE)

A 25ª Semana Olímpica ocorreu entre os dias 17 e 23 de julho de 2022, na cidade de Recife (PE). O evento, coordenado pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Karoline Borges Carneiro, contou com a participação de estudantes premiados na 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e no 2º Torneio Meninas na Matemática (TM²). O evento também recebeu os vencedores da Stolimpíadas, competição organizada em 2022 pela AOBM, em parceria com a Stone, e um grupo de estudantes pernambucanos que foi convidado pela organização da olimpíada regional de matemática para assistir às aulas. Os estudantes estiveram acompanhados por uma equipe de quase 50 professores especialistas em problemas de olimpíadas de matemática.

Organizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) a 25ª Semana Olímpica da OBM contou com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio da Stone.

Material das aulas

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Bernardo Trevisan São Paulo - SP Medalha de Ouro
Rafael Miyazaki São Paulo - SP Medalha de Ouro
Carlos Moreira (Gugu) Rio de Janeiro - RJ Medalha de Prata
Dusan Dukic Estados Unidos Medalha de Prata
Davi Lopes Fortaleza - CE Medalha de Prata
Eduardo Sodré São Paulo - SP Medalha de Bronze
Jorge Craveiro Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
Gabriel Ribeiro Paiva Fortaleza - CE Medalha de Bronze
Matheus Andrade Niterói - RJ Medalha de Bronze
João Pedro Marciano Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
André Yuji Hisatsuga São Paulo - SP Menção Honrosa
Luíze D'Urso Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores