25ª Semana Olímpica

A 25ª Semana Olímpica ocorreu entre os dias 17 e 23 de julho de 2022, na cidade de Recife (PE). O evento, coordenado pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Karoline Borges Carneiro, contou com a participação de estudantes premiados na 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e no 2º Torneio Meninas na Matemática (TM²). O evento também recebeu os vencedores da Stolimpíadas, competição organizada em 2022 pela AOBM, em parceria com a Stone, e um grupo de estudantes pernambucanos que foi convidado pela organização da olimpíada regional de matemática para assistir às aulas. Os estudantes estiveram acompanhados por uma equipe de quase 50 professores especialistas em problemas de olimpíadas de matemática.

Organizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) a 25ª Semana Olímpica da OBM contou com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio da Stone.

 

MATERIAL DAS AULAS

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Bernardo Trevisan São Paulo - SP Medalha de Ouro
Rafael Miyazaki São Paulo - SP Medalha de Ouro
Carlos Moreira (Gugu) Rio de Janeiro - RJ Medalha de Prata
Dusan Dukic Estados Unidos Medalha de Prata
Davi Lopes Fortaleza - CE Medalha de Prata
Eduardo Sodré São Paulo - SP Medalha de Bronze
Jorge Craveiro Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
Gabriel Ribeiro Paiva Fortaleza - CE Medalha de Bronze
Matheus Andrade Niterói - RJ Medalha de Bronze
João Pedro Marciano Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
André Yuji Hisatsuga São Paulo - SP Menção Honrosa
Luíze D'Urso Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores