A OBM

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é uma realização da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do INCT-Mat.  É atribuição da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM a preparação das provas e soluções das provas da OBM, bem como definir critérios de correção e de premiação.

Para outras informações, visite o regulamento oficial.

SÃO OBJETIVOS DA OBM:
  • Interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino de Matemática no Brasil, estimulando alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação em olimpíadas.

  • Descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.

  • Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática a partir do seu desempenho na OBM, realizando o seu devido treinamento.

  • Apoiar as competições regionais de Matemática em todo o Brasil.

  • Organizar as diversas competições internacionais de Matemática, quando realizadas no Brasil.