Como participar

Os requisitos de participação são:

Níveis 1, 2 e 3:

a) Os 300 alunos, de cada nível, com maior pontuação na OBMEP do ano anterior, totalizando 900 alunos. Empates na última pontuação serão considerados.

b) Todos os alunos ganhadores de medalha de ouro, prata ou bronze na OBM do ano anterior, desde que satisfaçam os critérios descritos no regulamento.

c) Todas as estudantes ganhadoras de medalha de ouro, prata, bronze, ou menção honrosa no Torneio Meninas na Matemática (TM²) do ano anterior, desde que satisfaçam os critérios descritos no regulamento oficial.

d) Todos os alunos ganhadores de medalha de ouro, prata, bronze, ou menção honrosa na Competição Jacob Palis Júnior de Matemática, desde que satisfaçam os critérios descritos no regulamento.

e) De três e dez estudantes, de cada nível, com melhor desempenho em cada Olimpíada Regional, apoiada pela OBM no ano da competição, que ainda não tenham sido contemplados pelos itens anteriores.

Esse grupo de alunos será convidado a participar da Fase Única da OBM. Não haverá inscrição de alunos por parte das escolas.

Nível Universitário:

a) Nível Universitário – estudantes universitários, que ainda não tenham concluído um curso superior. Em geral, graduandos, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer semestre, ou aqueles que concluíram o Ensino Médio há menos de um ano e não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da Competição Elon Lages Lima de Matemática que equivale à Primeira Fase do Nível Universitário.

Entenda os 4 níveis de participação:
  • Nível 1 - alunos que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do ensino Fundamental quando da realização da prova da OBM.
  • Nível 2 - alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou aqueles que tendo concluído o Ensino Fundamental há menos de um ano, não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da prova da OBM.
  • Nível 3 - alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.
  • Nível Universitário - estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período ou aqueles que concluíram o Ensino Médio há menos de um ano e não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da prova da Competição Elon Lages Lima de Matemática, que conta como a Primeira Fase do Nível Universitário.