24ª Semana Olímpica

A 24ª Semana Olímpica ocorreu entre os dias 7 e 13 de novembro de 2021, na cidade de Teresina (PI). O evento foi coordenado pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o professor Antonio Cardoso do Amaral e contou com a participação de estudantes premiados na 42ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2020, as alunas destaque do Torneio Meninas na Matemática (TM²) e uma equipe de 20 professores especialistas em matemática olímpica.

Organizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) a 24ª Semana Olímpica da OBM contou com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

MATERIAL DAS AULAS

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Carlos Gustavo Moreira (Gugu) Rio de Janeiro - RJ Medalha de Ouro
Andrey Jhen Shan Chen Campinas - SP Medalha de Ouro
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro - RJ Medalha de Prata
Luíze D' Urso Viana Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
João Pedro de Abreu Marciano Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
Matheus Vinícius dos Santos São José dos Pinhais - PR Medalha de Bronze
Davi Lopes Alves de Medeiros Fortaleza - CE Menção Honrosa
George Lucas Diniz Alencar Fortaleza - CE Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores