26ª Semana Olímpica

A 26ª Semana Olímpica ocorreu entre os dias 23 e 28 de janeiro, na cidade de Rio de Janeiro (RJ). O evento, coordenado pela professora Kellem Correia Santos (RJ), contou com a participação de estudantes premiados na 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e no 3º Torneio Meninas na Matemática (TM²). O time de professores escalados para o evento contou com especialistas em problemas de olimpíadas, que ministraram aulas teóricas e de resolução de problemas. Entre as atividades houve também simulados de provas, sessões de estudo e palestras que apresentaram as diversas competições internacionais de matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro foi uma ótima oportunidade para que os participantes pudessem trocar conhecimentos com outros estudantes de diversas regiões do país.

A 26ª edição da Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone, por meio do Stone Impacta, seu braço social.  A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

Confira no vídeo um resumo dos melhores momentos do evento

Vingança Olímpica

Os problemas desta sessão são diferentes dos já vistos nesta página, não por deixarem de ser tão bonitos e interessantes como os das olimpíadas, mas por terem sido elaborados pelos alunos vencedores da OBM, com o intuito de “vingar-se” dos professores. Na verdade, o termo “Vingança” é pura ironia, pois essa nova competição entusiasmou os alunos pela criação de problemas e proporcionou aos professores, muitos deles ex-olímpicos, a chance e o prazer de se divertirem resolvendo-os.

Participante Cidade - Estado Prêmio
Carlos Gustavo Moreira (Gugu) Rio de Janeiro - RJ Medalha de Ouro
Andrey Jhen Shan Chen Campinas - SP Medalha de Ouro
Davi Lopes Alves de Medeiros Fortaleza - CE Medalha de Prata
Marcelo Machado Lage Belo Horizonte - MG Medalha de Prata
João Pedro de Abreu Marciano Campos dos Goytacazes - RJ Medalha de Prata
João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho Rio de Janeiro - RJ Medalha de Prata
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
Maria Clara Werneck Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
Olavo Paschoal Longo São Paulo - SP Medalha de Bronze
Bernardo Peruzzo Trevisan São Paulo - SP Medalha de Bronze
Matheus Secco Rio de Janeiro - RJ Medalha de Bronze
Caio Costa São José dos Campos - SP Menção Honrosa
Thiago Eduardo Greco Gomes de Vasconcelos Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Rafael Miyazaki Rio de Janeiro - RJ Menção Honrosa
Rafael Fernandes Moura Fortaleza - CE Menção Honrosa
Thiago Dias Oliveira Silva Recife - PE Menção Honrosa
Veja as provas das Vinganças Olímpicas anteriores
Semanas Olímpicas Anteriores