DESTAQUES

Brasileiro ganha Medalha Fields

13 de agosto, 2014

O matemático Artur Avila Cordeiro de Melo, de 35 anos, recebeu, na terça-feira (12/08), a Medalha Fields, o mais tradicional e prestigioso prêmio da matemática internacional. Artur é o primeiro pesquisador latino-americano a receber a medalha. O prêmio é outorgado pela União Internacional de Matemáticos (IMU, da sigla em inglês) a cada quatro anos a pesquisadores com menos de 40 anos, cujos trabalhos sejam considerados fundamentais para o avanço da matemática. O prêmio foi entregue durante a cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos, realizado na cidade de Seul, Coreia do Sul.

Receberam também a Medalha Fields; Manjul Bhargava, do Canadá, Martin Hairer, da Áustria e Maryam Mirzakhani, do Irã, que é a primeira mulher a receber a premiação.

A Medalha Fields foi concedida pela primeira vez em 1936. Contornando a medalha está a inscrição (em latim) “TRANSIRE SUUM PECTUS MUNDOQUE POTIRI”, que significa “Superar os limites da inteligência e conquistar o universo”.

Início na Olimpíada Brasileira de Matemática

Artur Avila coleciona medalhas desde 1992, quando conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Posteriormente obteve outras medalhas na competição nacional e uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês) em 1995. Artur divide hoje as funções de diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, França e pesquisador extraordinário no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.

Principais premiações de Artur Avila

– Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 1992;
– Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática em 1993, 1994 e 1995;
– Prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul em 1994;
– Ouro na Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), Olimpíada de Matemática do Cone Sul e Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em 1995;
– Prêmio Salem em 2006;
– Prêmio da Sociedade Matemática Europeia em 2008;
– Grand Prix Jacques Herbrand da Academia de Ciências da França em 2009;
– Prêmio Michael Brin em 2011;
– Medalha Fields em 2014.

Para mais informações, visite o site do International Mathematical Union (IMU)

Repercussão — O prêmio recebido por Artur Avila teve ampla repercussão na imprensa. Veja algumas das principais notícias:

Pesquisador Brasileiro ganha prêmio equivalente ao ‘Nobel’ de matemática
Nobel brasileiro se apaixonou pela matemática disputando olimpíadas
Brasileiro ganha ‘Nobel’ da matemática
Artur Avila ganha a Medalha Fields
Conheça a trajetória do talento do Nobel da Matemática
Pela primeira vez, brasileiro recebe o ‘Nobel da matemática’
Artur Ávila se torna o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields, o Nobel da matemática
Vencedor de Medalha Fields vira exemplo para alunos no Rio
Estudantes Craques em matemática se inspiram em brasileiro premiado