DESTAQUES

Estudantes brasileiros conquistam mais medalhas para o país

21 de agosto, 2014

Enquanto o país ainda comemora a conquista da Medalha Fields pelo matemático brasileiro, Artur Avila Cordeiro de Melo, uma jovem equipe de estudantes acaba de conquistar duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na 25ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que encerrou hoje (21) na cidade de Atlántida, a 47 km de Montevidéu, Uruguai. A delegação também obteve as primeiras posições na classificação individual.

As medalhas de ouro foram trazidas ao país pelos estudantes Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, de 15 anos, de Vinhedo (SP) e Gabriel Toneatti Vercelli, de 16 anos, de Osasco (SP), enquanto João César Campos Vargas, de 16 anos, de Passa Tempo (MG) e Andrey Jhen Shan Chen, de 14 anos, de Campinas (SP), receberam as medalhas de prata e bronze respectivamente.

Pedro e Gabriel, medalhistas de ouro, conseguiram também a primeira e segunda colocação na classificação individual com 54 e 51 pontos respectivamente, seguidos por um estudante peruano com 50 pontos.

Os jovens foram liderados pelos professores Régis Prado Barbosa, de São Paulo (SP) e Luzinalva Miranda de Amorim, de Salvador (BA), membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM.

A Olimpíada do Cone Sul é uma competição que acontece anualmente, desde 1988. A edição deste ano contou com a participação de 32 estudantes de oito países. Durante o evento os estudantes tiveram a oportunidade de expandir os próprios conhecimentos por meio da troca de experiências com os estudantes dos outros países, num ambiente alegre e descontraído.

As provas

A competição é individual e teve duas provas teóricas realizadas nos dias 18 e 19 de agosto, os participantes tiveram quatro horas, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional, composto pelos professores líderes, um por cada país participante. Os problemas da prova envolveram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. A soma dos pontos obtidos na solução de cada problema determinou os vencedores do certame.

Como participar da próxima Cone Sul

Os estudantes interessados em formar parte da equipe brasileira devem primeiro participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que ocorre anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o país. Após ter sido premiado no certame, os estudantes passam por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses. Os quatro estudantes mais bem colocados, e que satisfazem as exigências do regulamento da olimpíada, conquistam as vagas.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição nacional alcança hoje mais de 560 mil estudantes e tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino, descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e seleção de estudantes que participam em competições internacionais.

A OBM conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).