DESTAQUES

Prepare-se para a prova da primeira fase da OBM – Nível Universitário

27 de abril, 2018

Universitários de todo o país participam da Primeira Fase da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática – Nível U. A prova é também válida como Primeira Fase do 8º Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether para todos os estudantes que satisfaçam o regulamento da competição internacional.

Os participantes devem permanecer atentos às instruções da prova.

Prova sexta-feira, 4 de maio
Os estudantes do nível universitário terão uma prova de múltipla escolha contendo 25 questões com problemas que contemplam assuntos da Matemática Universitária como Teoria dos Números, Geometria, Combinatória, Análise, Cálculo e Álgebra. Confira a prova do ano passado.

Horário
O horário é livre. Os estudantes devem ficar atentos ao horário e local divulgados pelo coordenador universitário correspondente.

Duração da prova
A duração da prova é de 3 horas.

Pontuação e respostas
Cada resposta correta vale 1 (um) ponto.

Os estudantes devem marcar claramente a resposta. Questões com mais de uma alternativa marcada ou deixadas em branco, serão consideradas erradas.
Todo o material deverá ser entregue ao término da prova. Não se esqueça de entregar inclusive as folhas de rascunho.

O que deve levar para a prova
Os estudantes devem se apresentar portando unicamente lápis, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, calculadoras, computadores, nem consulta a notas, livros ou similares. Celulares deverão permanecer desligados durante a prova.

Preencha a ficha com seus dados e verifique que a prova esteja completa. Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição.

O que não deve fazer
Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante a prova.

Ao participar, os alunos se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

Divulgação do gabarito
O gabarito oficial será publicado no site da OBM, dia 7 de maio.

Aprovação para a Segunda Fase da OBM-Nível Universitário
De acordo com o desempenho será definida uma nota de corte a ser divulgada no site da OBM, dia 25 de maio. A nota de corte determinará os alunos classificados para a Segunda Fase da OBM-Nível Universitário, a ser realizada nos dias 13 e 14 de novembro, coincidindo com a prova da fase única dos níveis 1, 2 e 3.

 

Leia também:

Abertas as inscrições para participar do nível universitário

40ª Olimpíada Brasileira de Matemática já tem data para acontecer: confira o calendário

Olimpíada Brasileira de Matemática tem novo regulamento