DESTAQUES

Divulgada equipe brasileira para a Olimpíada Ibero-americana de Matemática

20 de agosto, 2018

Nesta segunda-feira (20), foi divulgada a equipe brasileira de Matemática que disputará a 33ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM). O evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 29 de setembro próximo, será realizado pela primeira vez na história da competição conjuntamente em dois países: Espanha e Portugal.

O destaque do time brasileiro é Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de São Paulo (SP), que conquistou a medalha de ouro na 59ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês) realizada em julho. Seus companheiros de equipe serão os também medalhistas de bronze na IMO: Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Bruno Brasil Meinhart, de Fortaleza (CE) e Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE).

Todos os estudantes foram premiados na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2017. Para fazer parte da equipe, os estudantes participaram de um intenso processo seletivo. Interessados em conhecer o resultado da última prova de seleção podem acessar aqui.

A equipe será liderada pelos professores Eduardo Wagner e Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira, ambos do Rio de Janeiro (RJ).

Brasil na Ibero-americana

Desde 1985, quando iniciou sua participação na competição, o Brasil já conquistou um total de 120 medalhas, sendo 62 de ouro, 47 de prata e 11 de bronze. No ano passado a equipe brasileira conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, ficando com este resultado na 2ª posição no ranking geral por países.