DESTAQUES

Brasileiros ganham nove medalhas em Olimpíada de Geometria

28 de setembro, 2018

A equipe que representou o Brasil na 5ª Olimpíada Iraniana de Geometria (IGO) de 2018 conquistou nove medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e três de bronze.

Os estudantes que tiveram o maior destaque na equipe brasileira foram Enzo Pontes de Moraes (CE) e Gabriel Ribeiro Paiva (CE), que conquistaram as medalhas de ouro no nível intermediário. No mesmo nível, Pablo Andrade Carvalho Barros (PI) e Eduardo Quirino de Oliveira (DF) ficaram com as medalhas de prata.

No nível avançado, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado (SP), Samuel Prieto Lima (CE) e Bernardo Peruzzo Trevizan (SP) receberam medalhas de prata, enquanto Pedro Gomes Cabral (PE) e Felipe Chen Wu (RJ) ganharam medalhas de bronze.

A competição é dividida em quatro níveis: Elementar, para estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Intermediário, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Avançado, para estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio e Livre, que permite a participação de estudantes, sem estabelecer limite de idade.

Criada em 2014, a IGO tem como objetivos proporcionar aos professores de Geometria a oportunidade de trocar seus conhecimentos e experiências para melhorar e enriquecer o Ensino Médio; popularizar o pensamento geométrico entre pessoas diferentes, incluindo estudantes, professores e acadêmicos; e criar oportunidades para que os amantes da Geometria ampliem a comunicação em seus países de origem e ao redor do mundo.

O Brasil participa do evento desde 2016, acumulando desde então um total de 28 medalhas, contabilizando as obtidas em 2018. A edição deste ano contou com a participação de cerca de 5.500 representantes de 56 países.

Veja as provas da IGO 2018