DESTAQUES

Universitários conquistam sete medalhas na 20ª OIMU

15 de fevereiro, 2019

A equipe de estudantes que representou o país na 20ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática Universitária (OIMU), realizada em novembro do ano passado, conquistou sete medalhas: uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze, além de três menções honrosas. Os resultados da competição, que contou com a participação de estudantes de 10 países, foram anunciados hoje (15), na página do evento.

Realizada desde 1998, a competição é disputada por países de América Latina, Espanha e Portugal e tem por objetivos identificar estudantes com especial interesse e habilidade matemática, fomentar relações de amizade e cooperação internacional, criar oportunidades de intercâmbio de informação sobre programas de estudo e ensino da Matemática universitária e estimular o pensamento criativo entre os estudantes dos países ibero-americanos.

Para participar, os competidores não devem possuir título universitário ou equivalente e devem estar matriculados em uma universidade como estudante de graduação. No Brasil, é recomendado que os alunos tenham participado previamente da OBM no nível universitário.

Resultado brasileiro:

20ª OIMU (2018)

Nome Cidade – Estado Prêmio
George Lucas Diniz Alencar Fortaleza – CE  Ouro
Rafael Filipe dos Santos Rio de Janeiro – RJ  Prata
Matheus Siqueira Thimóteo Mogi das Cruzes – SP  Prata
Gabriel Fazoli Domingos Urupês – SP  Bronze
Thiago Landim de Souza Leão Recife – PE  Bronze
Thiago Ribeiro Tergolino Rio de Janeiro – RJ  Bronze
Matheus de Miranda Rio de Janeiro – RJ  Bronze
André Yuji Hisatsuga São Paulo – SP  M. Honrosa
Mateus Caracciolo Marques Recife – PE  M. Honrosa
Mateus Ribeiro de Souza Marra Uberlândia – MG  M. Honrosa