DESTAQUES

Universitários estão na Bulgária para representar o país em competição internacional de matemática

29 de julho, 2019

Uma delegação formada por 16 estudantes de quatro universidades brasileiras está na Bulgária para representar o país na 26ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários que acontece na cidade de Blagoevgrad, até 3 de agosto. O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo.

Este ano integram a delegação brasileira representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Os estudantes estão acompanhados pelos professores Davi Lima (UFAL), Ricardo Bortolotti (UFPE), Armando Gouveia (ITA) e Guilherme Freitas (IME).

As provas serão feitas por mais de 300 concorrentes nos dias 30 e 31 de julho. Cada prova contém cinco questões, valendo dez pontos cada, que deverão ser resolvidas individualmente, num tempo máximo de cinco horas. As avaliações devem ser respondidas em idioma inglês e incluem problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória.

Uma vez realizadas as provas, o trabalho dos estudantes é avaliado pelos líderes e apresentado ao tribunal de coordenação, formado por especialistas da área, que dará as pontuações finais de cada problema usando critérios previamente estabelecidos pelo júri internacional. Os cortes para a distribuição das medalhas são definidos posteriormente pela organização da IMC, sem interferência dos líderes.

Brasil na IMC

O Brasil participa da competição desde 2003. Já conquistou 195 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 30 de ouro (First Prize), 72 de prata (Second Prize) e 92 de bronze (Third Prize).