DESTAQUES

Equipe brasileira está na Bolívia para disputar a Cone Sul

26 de agosto, 2019

Os estudantes que compõem a equipe que representará o país na 30ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, já estão em Sucre, na Bolívia, para disputar mais uma edição da olimpíada. A competição, que acontece até o dia 31, reúne as equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O time Brasil é formado por Enzo Pontes Saraiva de Moraes, de Fortaleza (CE); Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP); Gustavo Neves da Cruz e Marcelo Machado Lage, ambos de Belo Horizonte (MG).

Os quatro estudantes são medalhistas da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Eles estão acompanhados pelos professores Davi Lopes, de Fortaleza (CE) e André Yuji Hisatsuga, de São Paulo (SP).

Realizada desde 1988, a competição objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. O Brasil já organizou a competição em cinco oportunidades: Petrópolis – RJ (1993), Salvador – BA (1998), Fortaleza – CE (2002), Águas de São Pedro – SP (2010) e Maceió – AL (2018).

Quadro de medalhas

    BRASIL  (1988 – 2018)
    Medalha de Ouro 27
    Medalha de Prata 49
    Medalha de Bronze 33

Saiba mais no site oficial do evento

Leia também:

Definidas as equipes brasileiras que participarão da Olimpíada de Matemática do Cone Sul e OMCPLP