DESTAQUES

Universitários participam da Primeira Fase da 41ª OBM

6 de setembro, 2019

Universitários de todo o país participarão, na sexta-feira (13), da Primeira Fase da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática – Nível U. As provas serão aplicadas pelos coordenadores universitários da OBM em 113 instituições de ensino superior, envolvendo a participação de mais de 1, 2 mil estudantes de graduação.

Prova sexta-feira, 13 de setembro
Os estudantes do nível universitário terão uma prova de múltipla escolha contendo 25 questões com problemas que contemplam assuntos da Matemática Universitária como Teoria dos Números, Geometria, Combinatória, Análise, Cálculo e Álgebra. Confira a prova do ano passado.

Horário e local de prova
Os estudantes devem ficar atentos ao horário e local divulgados pelo coordenador universitário correspondente.

Duração da prova
A duração da prova é de 3 horas. Não há tempo mínimo.

Pontuação e respostas
Cada resposta correta vale 1 (um) ponto.

Os estudantes devem marcar claramente a resposta. Questões com mais de uma alternativa marcada ou deixadas em branco, serão consideradas erradas.
Todo o material deverá ser entregue ao término da prova. Não se esqueça de entregar inclusive as folhas de rascunho.

O que deve levar para a prova
Os estudantes devem se apresentar portando régua, compasso e caneta esferográfica na cor preta ou azul. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

Não levar

Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, calculadoras, computadores, nem consulta a notas, livros ou similares. Celulares deverão permanecer desligados durante a prova. Tampouco será permitido o uso de régua de cálculo e transferidor.

O que deve fazer durante a prova

Preencha a ficha com seus dados e verifique que a prova esteja completa. Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição.

O que não deve fazer
Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante a prova.

Ao participar, os alunos se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

Não é permitido tirar fotografias da prova.

Divulgação do gabarito
O gabarito oficial será publicado no site da OBM, dia 16 de setembro.

Aprovação para a Segunda Fase da OBM-Nível Universitário
De acordo com o desempenho dos estudantes, será definida uma nota de corte a ser divulgada no site da OBM dia 1º de outubro. A nota de corte determinará os alunos classificados para a Segunda Fase da OBM-Nível Universitário, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, coincidindo com a prova da fase única dos níveis 1, 2 e 3.

 

Leia também:

Abertas as inscrições para participar do nível universitário