DESTAQUES

Brasil conquista o primeiro lugar na Ibero-americana Interuniversitária com quatro medalhas

25 de setembro, 2019

A equipe brasileira, selecionada pela OBM, conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata. Com isso, a representação verde e amarela consolidou, por segundo ano consecutivo, a primeira posição na classificação geral por equipes na Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), disputada este ano em Guanajuato, no México.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Andrey Jhen Shan Chen, de Campinas (SP) e André Yuji Hisatsuga, de São Paulo (SP), enquanto Thiago Landim de Souza Leão, de Recife (PE) e Rafael Filipe dos Santos, do Rio de Janeiro (RJ) receberam as medalhas de prata. O professor Krerley Oliveira, de Maceió (AL), foi o líder da equipe.

Além deles, os estudantes que representaram o Instituto Militar de Engenharia (IME), liderados pelo professor Nelson Borges, do Rio de Janeiro (RJ), conseguiram quatro medalhas de bronze e, com este resultado, garantiram o quinto lugar entre as equipes participantes.

Organizada desde 2009, a competição tem como objetivos incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica para melhorar capacidade científica e contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. A competição reuniu este ano 51 estudantes universitários provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e México.

O Brasil participa desde a primeira edição do evento e soma até o momento 30 medalhas de ouro, 11 de prata e 3 de bronze.

Saiba mais no site oficial do evento.

A equipe brasileira que participou da 11ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) recebeu apoio financeiro externo para ajudar a cobrir os custos da viagem ao México.

Leia também:

Equipe universitária está em Guanajuato, no México, disputando a 11ª CIIM