DESTAQUES

9ª Olimpíada de Matemática dos Países da CPLP começou neste domingo em Nova Friburgo

4 de novembro, 2019

A 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) começou neste domingo (3), em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. Até o dia 8, jovens de 4 países (Brasil, Portugal, Cabo Verde e Moçambique) vão participar da competição.

Os participantes têm até 18 anos e foram selecionados pelo seu talento matemático para representar seus países. O time do Brasil é formado pelos estudantes: Davi Gabriel Bandeira Coutinho, de Fortaleza (CE), Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ), Caio Hermano Maia de Oliveira, de Fortaleza (CE), e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo (RJ). Todos foram premiados, no nível 2, da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A equipe brasileira será liderada pelos professores Fabio Brochero Martínez, de Belo Horizonte (MG), e Rafael Kazuhiro Miyazaki, de São Paulo (SP). Os participantes farão as provas nos dias 5 e 6 de novembro.

Realizada desde 2011, a OMCPLP tem o objetivo de fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências.

Brasil na OMCPLP

O Brasil participou de todas as edições da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sediando a competição em duas oportunidades: Salvador, BA (2012) e Fortaleza, CE (2016), conquistando, desde então, um total de 32 medalhas.

Quadro de medalhas

    BRASIL  (2011 – 2018)
    Medalha de Ouro 13
    Medalha de Prata 18
    Medalha de Bronze 1

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Escola Eleva, Colégio Farias Brito e do Educandário Miosótis.

Para mais informações sobre a competição, visite o site oficial do evento

Leia também

Definidas as equipes brasileiras que participarão da Olimpíada de Matemática do Cone Sul e OMCPLP