DESTAQUES

Brasil é ouro na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

8 de novembro, 2019

A equipe brasileira obteve a melhor pontuação entre os quatro países que participaram na 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada esta semana em Nova Friburgo, RJ.

Dois estudantes brasileiros conquistaram a medalha de ouro, Rodrigo Salgado Domingo Porto, do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo (RJ), e receberam as condecorações na noite de premiação, na quinta-feira (07). O time do Brasil, liderado pelos professores Fabio Brochero Martínez (MG) e Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), levou também duas medalhas de prata. Davi Gabriel Bandeira Coutinho e Caio Hermano Maia de Oliveira, de Fortaleza (CE), ao lado dos portugueses Pedro Alves Antunes e Leandro Marques Tavares.

A olimpíada contou com alunos de Cabo Verde e de Moçambique. Na competição, estudantes de até 18 anos dos quatro países tinham de resolver seis problemas, nos dias 5 e 6 de novembro.

Em vídeo exibido aos alunos, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, agradeceu o empenho dos organizadores e parabenizou os competidores. Além dele, se apresentaram ao público o professor Diego Eloi Misquita, do Instituto Federal do Ceará e integrante da 9a OMCPLP, o cônsul-geral da República de Cabo Verde,  Pedro Antônio dos Santos, professores brasileiros e o professor português, Daniel Marques Pinto.

A OMCPLP acontece desde 2011 e busca estimular o estudo da Matemática e a pesquisa científica entre países de língua portuguesa. O Brasil participou de todas as edições e sediou pela terceira vez a competição – antes em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O time nacional já acumula 36 medalhas.

Fonte: IMPA