DESTAQUES

Com numerosa adesão universitária, o Brasil participa na 27th IMC online

24 de julho, 2020

Com numerosa adesão de equipes de estudantes universitários, o Brasil participa na 27th International Mathematics Competition for University Students (IMC) de 2020. A disputa, que tradicionalmente é realizada na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária, este ano ocorrerá entre os dias 25 e 30 de julho, em versão online.

Com todas as atividades realizadas de forma remota, o entusiasmo das instituições por participar da competição este ano é ainda maior. Além da equipe nacional, formada por alunos selecionados por terem tido bons resultados na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2019) – Nível Universitário, participarão equipes da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), USP de São Carlos e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  As equipes estarão lideradas por representantes de cada instituição.

Equipe Brasil

Nome Universidade
Vinícius Pinheiro Bento UFMG
André Yuji Hisatsuga USP
Eduardo Ventilari Sodré USP
Lucas Hiroshi Hanke Harada USP
Felipe Chen Wu UFRJ

Líder: Prof. Diego Eloi Misquita Gomes
Vice-líder: Prof. Rafael Miyazaki

Conheça todas as equipes participantes

A competição foi formatada de modo que os estudantes não precisem sair de casa para realizar as provas, respeitando a necessidade de isolamento social. As avaliações estão marcadas para acontecer nos dias 26 e 27 de julho, em horários previamente determinados pelos organizadores, divididos em três zonas horárias (Ásia, Europa e America).

Nesta edição, os estudantes terão quatro horas para resolver quatro questões em idioma inglês que incluem problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória. Posteriormente todo o trabalho dos estudantes será digitalizado e enviado ao comitê organizador. Os líderes de cada equipe participante serão os responsáveis pelo cuidado no processo de aplicação das provas, correção das soluções dos estudantes e verificação das pontuações atribuídas pela organização.

Os cortes para a distribuição das medalhas serão definidos posteriormente pela organização da IMC, sem interferência dos líderes. Todos os resultados serão publicados na página da IMC. Destinada a alunos de graduação, a IMC conta com a participação das principais instituições de ensino superior do mundo.

Leia também

27th IMC: competição de matemática universitária será realizada online