DESTAQUES

Termina a 24ª Semana Olímpica realizada em Teresina

14 de novembro, 2021

A cidade de Teresina, no Piauí, se transformou na capital da matemática olímpica, ao receber 120 estudantes dos níveis 1, 2, 3 e universitário durante a 24ª Semana Olímpica da OBM, evento que terminou na sexta-feira, 12.

Organizado pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o evento reuniu os estudantes medalhistas da 42ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2020 e alunas destaque do Torneio Meninas na Matemática (TM²), competição cujo objetivo principal é o incentivo à participação feminina em Olimpíadas científicas, com foco em Matemática. Durante o encontro, os estudantes participaram de uma semana de aulas avançadas de matemática, provas, treinamento intensivo preparativo para as olimpíadas internacionais e diversas atividades de lazer.

Cerimônia de premiação

Na noite de encerramento, houve a aguardada solenidade de entrega das medalhas. Receberam a premiação cerca de 120 alunos de todo o Brasil, dos níveis 1, 2, 3 e universitário.

A cerimônia contou com a presença do coordenador-geral da OBM, professor Carlos Gustavo Moreira (Gugu), o coordenador local da 24ª Semana Olímpica e presidente da Fundação Amparo de Pesquisa ao Estado do Piauí (Fapepi), professor Antonio Cardoso do Amaral, além dos secretários estadual e municipal de Educação, Ellen Gera de Brito Moura e Nouga Cardoso. Participaram também do evento o professor João Xavier Neto, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que representou a presidência da Academia de Ciências do Piauí, o professor Jefferson Leite, coordenador regional da OBM que estava representando o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes e a coordenadora geral do Torneio Meninas na Matemática (TM²), Ana Karoline Borges Carneiro.

Sobre o evento

A Semana Olímpica da OBM é promovida pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A próxima Semana Olímpica deve ser realizada em 2022, na cidade de Recife, PE.

Leia também

Publicamos a Revista Eureka! Nº42