DESTAQUES

SBM promoverá duas lives imperdíveis sobre o Torneio Meninas na Matemática (TM²)

6 de janeiro, 2022

Reprodução do Noticiário da SBM #38 

Embora o Brasil seja parte da elite mundial de matemática, fazendo parte do grupo que reúne as nações mais desenvolvidas em pesquisa matemática, a porcentagem de brasileiras mulheres nesses ambientes ainda é muito baixa. Infelizmente, esse cenário de disparidade quantitativa entre gêneros não se restringe ao nível superior, podendo também ser visto nas olimpíadas do conhecimento durante os Ensinos Fundamental e Médio. Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que seleciona para as principais competições internacionais que o Brasil participa, o número de meninas medalhistas no Ensino Médio foi inferior a sete por cento durante todas as últimas cinco edições. Em nível internacional, no caso da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a equipe brasileira não conta com uma representante feminina desde 2012.

Visando mudar esse cenário, um grupo de ex-participantes da OBM, apoiado pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), criou o projeto Torneio Meninas na Matemática (TM²), uma olimpíada da área de matemática dirigida às alunas do Ensino Fundamental (a partir do 8º ano), até o último ano do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

Desse modo, o Torneio Meninas na Matemática tem como objetivos:

• Incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática;

• Proporcionar uma olimpíada em que as alunas brasileiras possam competir e ser premiadas por seus próprios méritos, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis de matemática;

• Promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos;

• Formar uma rede de professoras e alunas que ensinam e participam de olimpíadas de matemática.

Além disso, o TM² é usado como primeiro teste de seleção das quatro alunas que formarão a equipe brasileira na European Girls’ Mathematical Olympiad (Egmo), olimpíada internacional de matemática para garotas que teve neste ano sua 10 edição e contou com a participação 213 estudantes de 55 países. Apesar do nome, a Egmo não conta apenas com participantes de países europeus, a olimpíada cresceu e conta com a participação de equipes dos cinco continentes, tornando-se a maior olimpíada científica para meninas, sendo uma importante fonte de captação de talentos femininos na matemática.

A primeira live acontecerá no dia 17 de janeiro de 2022 às 19h e o objetivo dessa live será falar sobre o TM². Contaremos com a participação da Coordenadora do Comitê Gestor do TM², Anna Karoline Borges, para explicar um pouco da história do TM². Também participarão da live as ex-medalhistas das olimpíadas de matemática internacionais: Fabricia Cardoso, Larissa de Lima e Maria Clara Werneck, que contarão sobre suas experiências. A live será mediada por Jaqueline Godoy Mesquita, membro do comitê gestor do TM² e vice-presidente da SBM.

A segunda live será a cerimônia de premiação do TM² e acontecerá no dia 18 de janeiro de 2022 às 19h. Essa live contará com a presença de todas as membras do comitê gestor do TM²: Ana Paula Chaves, Jaqueline Godoy Mesquita, Anna Karoline Borges (coordenadora), Luiza Clara de Albuquerque Pacheco e Maria Clara Werneck.

As duas lives serão transmitidas no Canal YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática.

Leia também 

AOBM abre inscrições para concorrer a bolsas de Iniciação Científica Júnior

Brasil conquista 10 medalhas na 8ª IGO 2021

Brasil termina em 1º lugar na OMOP