DESTAQUES

Rio de Janeiro é sede da 26ª Semana Olímpica

23 de janeiro, 2023

Rio de Janeiro é sede da 26ª Semana Olímpica da OBM, que vai até sábado (28). Participam do evento alunos de todo o Brasil, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até jovens universitários, todos vencedores da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 3º Torneio Meninas na Matemática (TM²). O time de professores escalados para o evento conta com especialistas em problemas de olimpíadas, que ministrarão aulas teóricas e de resolução de problemas. Entre as atividades haverá também simulados de provas, sessões de estudo e palestras que apresentam as diversas competições internacionais de matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro é uma ótima oportunidade para que os participantes troquem conhecimentos e façam amizade com outros estudantes de diversas regiões do país.

O coordenador-geral da OBM, professor Carlos Gustavo T. de A. Moreira (Gugu) destaca o futuro promissor dos estudantes que participam das Olimpíadas de Matemática e em eventos como a Semana Olímpica. “Muitos jovens matemáticos de destaque internacional são ex-olímpicos. A olimpíada serviu para descobrir já mais de uma geração de cientistas.”

A cerimônia de premiação dos medalhistas da 44ªOBM e do 3ºTM² ocorrerá no fim da tarde de sexta-feira (27) e contará com a presença de membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, representantes das instituições parceiras, coordenadores, estudantes e professores.

Semana Olímpica 

A 26ª edição da Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do INCT-MAT e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone, por meio do Stone Impacta, seu braço social.  A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

Confira todo o material dos eventos anteriores.

Leia também

Conheça os vencedores da 44ª OBM 

Confira os enunciados das provas da 44ª OBM