DESTAQUES

Equipe brasileira conquista duas medalhas de bronze e uma menção honrosa na EGMO 2023

18 de abril, 2023

Duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Foi esse o resultado da equipe brasileira na 12th European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) de 2023, que encerrou nesta terça-feira (18). A competição, realizada em Portorož, na Eslovênia.

As medalhas foram conquistadas Cecília Mileski de Paula e Bilhana Plamenova Kochloukova. A menção honrosa ficou com Isabela Ruthner Dom. Também participou da olimpíada a estudante Endy Lumy Okamura Miyashita. O desempenho do grupo garantiu ao Brasil a 27ª posição no ranking geral da competição que contou com a participação de mais de 200 estudantes de 56 países. A equipe olímpica brasileira foi liderada pelas professoras Ana Paula Chaves (GO) e Maria Clara Werneck (RJ). As alunas foram selecionadas por meio de dois testes seletivos, dos quais participaram por ser vencedoras da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 3º Torneio Meninas na Matemática (TM²).

Histórico do Brasil na EGMO

A European Girls’ Mathematical Olympiad ocorre desde 2012, e funciona no formato similar à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com duas provas realizadas em dois dias consecutivos. Esta é a sétima participação de uma equipe nacional na disputa, que existe há 12 anos. Na competição, o país soma até hoje, 1 medalha de ouro, 4 de prata, 16 de bronze e duas menções honrosas.

Leia também

Aberta a chamada de apoio à realização de Competições Regionais de Matemática vinculadas à OBM

Consulte o regulamento da 45ª OBM