Por segundo ano consecutivo a equipe brasileira conquista o ouro na IMO. Além disso, os brasileiros conquistaram duas medalhas de prata e três de bronze. Na soma de pontos, o time Brasil ficou na 16ª posição no ranking mundial por países. A 64th International Mathematical Olympiad 2023, aconteceu na cidade de Chiba, no Japão.
Matheus Alencar de Moraes (CE) conquistou o ouro com 33 pontos (de um máximo de 42 pontos), as medalhas de prata foram trazidas por Rodrigo Porto (RJ), com 29 pontos e Leonardo Fakhreddine Maldonado (SP) com 28 pontos. As medalhas de bronze foram obtidas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento (GO) com 24 pontos, Luís Felipe Giglio (RJ) com 24 pontos e Felipe Shimamura Silva (SP) com 23 pontos. A equipe foi liderada pelos professores Edmilson Motta (SP) e Samuel Barbosa Feitosa (BA).
Com este resultado o Brasil ocupa a 16ª posição com 161 pontos. A equipe da China teve a melhor colocação, com 240 pontos, seguida pelas equipes dos Estados Unidos com 222 pontos e da Coréia com 215 pontos. O evento contou com a participação de 618 estudantes de 112 países.
Histórico do Brasil na IMO
A International Mathematical Olympiad (IMO) é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas científicas do mundo. Realizada desde 1959, a competição envolve a participação de jovens estudantes do ensino médio de mais de 100 países. A primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil na disputa foi em 1981. Desde então, as equipes brasileiras conquistaram ao todo 158 medalhas, sendo 14 de ouro, 55 de prata e 89 de bronze, além de 35 menções honrosas. Essas conquistas tornam o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.
A escolha dos estudantes que representaram o Brasil na IMO 2023 foi feita a partir dos vencedores da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Leia também
45ª OBM: saiba como participar