Nossa equipe feminina já está pronta para competir na 13ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), que teve início nesta quinta-feira (11) em Tskaltubo, na Geórgia, e que se estenderá até o dia 17 de abril. Desta vez, o Brasil será representado por: Bilhana Plamenova Koshloukova (CE) e Isabela Ruthner Dorn (CE), que já participaram de edições anteriores, juntamente com as estreantes Luiza Akemi Bidoia de Freitas (SP) e Maria Clara Fontes Silva (SE). A equipe é liderada por Maria Clara de Lacerda Werneck (RJ) e Vitória Aparecida Santos Ferreira (SP). Todas as estudantes são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Antes da viagem, as alunas participaram de um treinamento intensivo realizado online organizado pela Associação da OBM com patrocínio do BTG Pactual.
No ano passado, a equipe brasileira trouxe para casa duas medalhas de bronze e uma menção honrosa da EGMO 2023, sediada na Eslovênia. Essas conquistas contribuíram para colocar o Brasil na 27ª posição no ranking geral da competição, que contou com a participação de mais de 200 estudantes de 56 países. Bilhana e Isabela, em particular, foram premiadas com bronze e menção honrosa, respectivamente.
A EGMO, semelhante à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), foi inaugurada no Reino Unido em 2012, com o objetivo de promover a participação feminina em competições de matemática estudantis. Desde que o Brasil começou a participar em 2017, acumulou uma medalha de ouro, quatro de prata e quatorze de bronze. Na última edição, mais de 200 estudantes de 56 países participaram na competição.
A equipe brasileira que participa este ano na EGMO conta com o patrocínio do BTG Pactual.
Leia também
Aberta a chamada para apoio à realização de Competições Regionais de Matemática vinculadas à OBM