DESTAQUES

Equipe do Brasil pronta para competir na 13ª EGMO, na Geórgia

11 de abril, 2024

Nossa equipe feminina já está pronta para competir na 13ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), que teve início nesta quinta-feira (11) em Tskaltubo, na Geórgia, e que se estenderá até o dia 17 de abril. Desta vez, o Brasil será representado por: Bilhana Plamenova Koshloukova (CE) e Isabela Ruthner Dorn (CE), que já participaram de edições anteriores, juntamente com as estreantes Luiza Akemi Bidoia de Freitas (SP) e Maria Clara Fontes Silva (SE). A equipe é liderada por Maria Clara de Lacerda Werneck (RJ) e Vitória Aparecida Santos Ferreira (SP). Todas as estudantes são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Antes da viagem, as alunas participaram de um treinamento intensivo realizado online organizado pela Associação da OBM com patrocínio do BTG Pactual.

No ano passado, a equipe brasileira trouxe para casa duas medalhas de bronze e uma menção honrosa da EGMO 2023, sediada na Eslovênia. Essas conquistas contribuíram para colocar o Brasil na 27ª posição no ranking geral da competição, que contou com a participação de mais de 200 estudantes de 56 países. Bilhana e Isabela, em particular, foram premiadas com bronze e menção honrosa, respectivamente.

A EGMO, semelhante à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), foi inaugurada no Reino Unido em 2012, com o objetivo de promover a participação feminina em competições de matemática estudantis. Desde que o Brasil começou a participar em 2017, acumulou uma medalha de ouro, quatro de prata e quatorze de bronze. Na última edição, mais de 200 estudantes de 56 países participaram na competição.

A equipe brasileira que participa este ano na EGMO conta com o patrocínio do BTG Pactual.

Leia também

Aberta a chamada para apoio à realização de Competições Regionais de Matemática vinculadas à OBM