DESTAQUES

Brasil brilha na EGMO 2024: uma medalha de prata e três de bronze conquistadas na Geórgia

15 de abril, 2024

A equipe brasileira brilhou na 13ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) 2024 com uma medalha de prata e três de bronze. A prata foi conquistada por Isabela Ruthner Dorn (CE), com 26 pontos, enquanto as medalhas de bronze foram obtidas por Maria Clara Fontes Silva (SE), com 18 pontos, Bilhana Plamenova Koshloukova (CE), com 17 pontos, e Luiza Akemi Bidoia de Freitas (SP), com 13 pontos. Essas conquistas ressaltam o desempenho da equipe brasileira, liderada pelas professoras Maria Clara Werneck (RJ) e Vitória Aparecida Santos Ferreira (SP), colocando o Brasil em 22º lugar no ranking geral da competição, que contou com a participação de 212 estudantes de 54 países. O evento ocorre na cidade de Tskaltubo, na Geórgia, e continua até amanhã, 17.

Seleção e treinamento

A equipe brasileira foi selecionada através de dois testes seletivos aplicados em fevereiro às alunas vencedoras da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 4º Torneio Meninas na Matemática (TM²)

Histórico do Brasil na EGMO

A trajetória do Brasil na EGMO remonta a 2017. Desde então, o país acumula um histórico impressionante, incluindo 1 medalha de ouro, 5 de prata, 19 de bronze e duas menções honrosas. A equipe brasileira da EGMO foi patrocinada pelo BTG Pactual.