A equipe brasileira que competirá na 65ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) já está definida. A competição ocorrerá na cidade de Bath, no Reino Unido, entre os dias 11 e 22 de julho.
O time brasileiro é composto por Matheus Alencar de Moraes, de Fortaleza (CE); Felipe Makoto Shimamura Silva, de Carapicuíba (SP); Pedro Henrique de Almeida Ursino, de Fortaleza (CE); Marco Aurelio Nogueira D’Emidio, de Cotia (SP); Levi Magalhães Pereira Castello Branco, de Fortaleza (CE) e João Pedro Bandeira Lemos, de Recife (PE). A equipe será liderada pelos professores Luciano Castro e Rafael Filipe dos Santos, ambos do Rio de Janeiro.
Todos os estudantes foram premiados no nível 3 da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), sendo selecionados para representar o país na IMO por meio de um processo seletivo que considerou, além dos resultados alcançados na 45ª OBM, o desempenho obtido nas três provas de seleção. O regulamento completo do processo seletivo está disponível para consulta.
Na IMO de 2023, Matheus Alencar conquistou a medalha de ouro, enquanto Felipe Makoto Shimamura Silva recebeu o bronze e o Brasil ficou na 16ª posição no ranking geral da competição. As expectativas são altas para a equipe deste ano, que espera continuar a trajetória de sucesso do país na competição.
Histórico do Brasil na IMO
A International Mathematical Olympiad (IMO) é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas científicas do mundo. Realizada desde 1959, a competição envolve a participação de jovens estudantes do ensino médio de mais de 100 países. A primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil na disputa foi em 1981. Desde então, as equipes brasileiras conquistaram ao todo 158 medalhas, sendo 14 de ouro, 55 de prata e 89 de bronze, além de 35 menções honrosas. Essas conquistas tornam o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.