Estudantes de todo o país participarão da 30ª Olimpíada de Maio. A prova será aplicada no sábado, 11 de maio, das 14h00 às 17h00 (Horário de Brasília). Os alunos selecionados serão contactados via email e deverão confirmar o interesse em participar da olimpíada.
Haverá dois tipos de aplicação:
i) Aplicação feita apenas pelos Coordenadores Regionais da OBM.
ii) Aplicação centralizada pela OBM, exclusivamente para alunos que estejam em regiões sem Coordenadores Regionais ou em locais em que o Coordenador não poderá aplicar a prova. A aplicação centralizada está habilitada apenas para medalhistas da OBM 2023 e do TM2 2023.
Quem pode fazer a prova?
1.1) Alunos medalhistas da OBM 2023 e TM2 2023.
1.2) Alunos indicados pelos Coordenadores Regionais. (Apenas para alunos que realizarão a prova de modo presencial com os Coordenadores Regionais) Neste caso, com a inclusão de alunos indicados pelo coordenador, via competição regional, a primeira correção dessas provas será feita pelo Coordenador Regional, incluindo os alunos medalhistas de sua região. Em seguida o(a) Coordenador(a) enviará para a OBM as 15 melhores provas de cada nível digitalizadas e corrigidas.
Em ambos os casos, os(as) estudantes devem satisfazer os seguintes critérios:
Nível 1: Estudantes que não tenham feito 13 anos de idade até 31 de dezembro de 2023, ou seja, nascidos a partir do 01/01/2011.
Nível 2: Estudantes que não tenham feito 15 anos de idade até 31 de dezembro de 2023, ou seja, nascidos a partir do 01/01/2009.
Para cada nível as provas serão discursivas, contendo cinco problemas. Cada estudante só poderá participar em um dos níveis (de acordo com a idade). Posteriormente, as 10 melhores provas de cada nível serão enviadas para a FICOM (Federação Ibero-americana de Competições Matemáticas) em Buenos Aires, na Argentina, para serem reunidas com as melhores provas dos outros países para classificação final.
Sobre a competição
Realizada desde 1995, a Olimpíada de Maio objetiva estimular e desafiar estudantes com habilidade matemática, favorecendo relações de amizade e cooperação internacional. Veja provas de anos anteriores.