Neste domingo, 21 de julho, o Fórum do Teatro da Universidade de Bath, no Reino Unido, foi palco de um evento memorável: a cerimônia de premiação e encerramento da 65th International Mathematical Olympiad. A equipe brasileira brilhou novamente na competição, conquistando uma medalha de ouro, três medalhas de prata e duas de bronze. Na soma de pontos, o time Brasil ficou na 20ª posição com 134 pontos no ranking mundial por países.
Felipe Makoto Shimamura Silva (SP), liderou o time ao receber uma medalha de ouro com 29 pontos (de um máximo de 42). João Pedro Bandeira Lemos (PE), Pedro Henrique de Almeida Ursino (CE) e Marco Aurelio Nogueira D’Emidio (SP) seguiram com 22 pontos cada, sendo premiados com medalhas de prata. Matheus Alencar de Moraes (CE) e Levi Magalhães Pereira Castello Branco (CE), garantiram medalhas de bronze com 21 e 18 pontos respectivamente. A equipe foi liderada pelos professores Luciano Castro e Rafael Filipe dos Santos, ambos do Rio de Janeiro. Além deles, os professores Edmilson Motta (SP), Régis Prado Barbosa (SP) e Davi Lopes (CE) acompanharam o time como observadores.
Para Luciano Castro, líder da equipe “O Brasil tem bons motivos para ficar feliz com o desempenho de seu time na IMO 2024. A medalha de ouro é importante, e mais por completar 4 medalhas de ouro em 3 anos consecutivos, obtidas por 4 alunos diferentes, confirmando que nossos alunos vêm conseguindo atingir esse nível de excelência de maneira consistente. Ainda mais importante foi testemunhar o quanto nossos 6 representantes lutaram por resolver cada um dos problemas, escrevendo um total de 305 páginas nos dois dias de prova e garantindo medalhas para todos. Podemos ficar otimistas para o futuro e sonhar com resultados ainda melhores muito em breve”, avalia.
Durante a cerimônia, os momentos de glória foram capturados enquanto os participantes subiam ao palco para receber suas merecidas premiações. Ao todo, foram distribuídas 54 medalhas de ouro para os participantes que alcançaram 29 pontos ou mais, 121 de prata para aqueles com 22 pontos ou mais, e 145 de bronze para os que obtiveram 16 pontos ou mais. Adicionalmente, 170 menções honrosas foram concedidas.
No resultado geral por países a equipe dos Estados Unidos teve a melhor colocação, com 192 pontos, seguida pelas equipes da China com 190 pontos e da Coréia do Sul com 168 pontos. O evento contou com a participação de 609 estudantes de 108 países.
Em 2025, a IMO será realizada em Sunshine Coast, Austrália.
Histórico do Brasil na IMO
A International Mathematical Olympiad (IMO) é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas científicas do mundo. Realizada desde 1959, a competição envolve a participação de jovens estudantes do ensino médio de mais de 100 países. A primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil na disputa foi em 1981. Desde então, as equipes brasileiras conquistaram ao todo 164 medalhas, sendo 15 de ouro, 58 de prata e 91 de bronze, além de 35 menções honrosas. Essas conquistas tornam o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição. Conheça todos os resultados do Brasil na IMO.
Todos os alunos da equipe brasileira foram selecionados a partir dos vencedores da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e treinados pela equipe da Associação da OBM.
Fonte: International Mathematical Olympiad 2024 Official Results