DESTAQUES

Brasil é campeão da 35ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul

30 de setembro, 2024

O Brasil se consagrou campeão da 35ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que terminou nesta segunda-feira (30), em Fortaleza, Ceará, após conquistar três medalhas de ouro e uma de prata. A competição estudantil contou com a participação de 32 estudantes de oito países.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Erick Akira Koga (SP), Bruno Machado Feltran (SP) e Fabio Medeiros Ferraz de Campos (SP) com 45 pontos cada. Enzo Holanda Sampaio (CE) conquistou a medalhas de prata, com 37 pontos. No ranking por países, a equipe brasileira conquistou o primeiro lugar geral, com 172 pontos, seguida pelas equipes do Peru e Argentina, com 156 e 120 pontos respectivamente. Os líderes da equipe foram os professores Israel Dourado Carrah e George Lucas Diniz Alencar ambos do Ceará.

Na olimpíada, a competição é individual. Os estudantes fizeram duas provas teóricas com 4 horas em cada dia, para resolver três  problemas de matemática propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas envolveram conteúdos de álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

Sobre a Cone Sul

Realizada desde 1988, a olimpíada do Cone Sul objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. Além do Brasil, participaram este ano as equipes olímpicas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A equipe brasileira

Os quatro estudantes da equipe brasileira foram selecionados entre os vencedores da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) mediante processo seletivo.  A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), em parceria com a UFG e que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

 

Leia também

Saiba como participar na 46ª OBM