A equipe que representou o Brasil na quarta edição da Pan-American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO) conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, alcançando a primeira colocação no ranking geral, seguida pelas equipes do Peru e da Argentina. O evento, realizado em Durango, México, foi encerrado na noite desta sexta-feira (29).
Os resultados individuais da equipe brasileira foram os seguintes:
Medalhas de Ouro:
- Camila Maeda Shida (SP)
- Sophia Li Ci Liu (SP)
- Julia de Paula Pessoa Leguiza (CE)
Medalha de Prata:
- Julia Galdino Tiosso Lopez (SP)
As líderes que acompanharam a equipe foram as professoras Ana Paula Chaves (CE) e Luize D’Urso (RJ). A PAGMO, inspirada na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), segue o mesmo formato da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com dois dias de provas, cada um contendo três problemas e 4h30 de duração. A equipe brasileira que participou da edição deste ano contou com o patrocínio do BTG Pactual.
Como participar da Competição
Todas as estudantes premiadas haviam se destacado na 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Elas foram selecionadas para representar o Brasil na PAGMO por meio de um processo seletivo que levou em conta não apenas os resultados obtidos na OBM, mas também o desempenho nas provas seletivas. Para mais informações, consulte o Regulamento de Seleção das Equipes Brasileiras para Competições Internacionais.